RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de março

'Todas as pessoas podem ter catarata após os 50 anos', alerta oftalmologista

Oftalmologista Pablo Bosco diz que é necessário avaliar a visão ao menos uma vez ao ano para diminuir riscos da doença.

Por Steffany Pincela
21/10/2018 • 08h00
Compartilhar

A maioria das pessoas acha que é problema de óculos”, essa é a principal indagação dos pacientes do oftalmologista, Pablo Bosco, sobre cataratas, uma doença caracterizada pelo comprometimento do cristalino do olho o que leva à perda progressiva da visão.

De acordo com o médico, as pessoas deixam sempre para resolver os problemas de saúde em última hora. Ele diz que o recomendado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é fazer consulta de visão uma vez ao ano. “A nossa saúde é quem nem um carro, precisa sempre de manutenção. É recomendado que anualmente faça um exame de vista, para ver se precisa usar o óculos, trocar o grau e rastreio de algumas doenças, como catarata, glaucoma, doenças de retina, entre outros”, explicou.  

A principal causa dessa doença é o envelhecimento do cristalino, por isso que é muito frequente na população idosa. Mas, a doença pode ser causada por fatores secundários, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticóides, pancadas, infecção ocular, tabagismo, alcoolismo e exposição à radiação ultravioleta sem proteção.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 15.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pablo diz ainda que pessoas acima de 50 anos, já correm o risco de ter catarata. Aos 80 anos de idade, 95% das pessoas possuem a doença. “A catarata pode aparecer por hereditariedade, mas é raro. O mais comum é a catarata por envelhecimento. Quanto mais a idade aumenta, mais chances da catarata aparecer”, afirmou.

Os sintomas são: visão nebulosa; enxergar brilhos e halos; visão dupla; dificuldade para ler, dirigir e andar; e sensibilidade à luz

A catarata não causa dor ou ardência. Pablo explica que a cura da catarata só é possível por meio de cirurgia. Felizmente, os avanços técnicos tornam esse procedimento cada vez mais rápido. A operação dura entre 15 e 30 minutos, e é seguro, com sucesso na maioria dos casos. Para ele, o momento de operar é quando a visão começa a incomodar o paciente.  “Com as técnicas avançadas que temos hoje, modernização dos aparelhos e materiais, o paciente opera e vai pra casa no mesmo dia. Ele precisará de um repouso e, entre sete e 30 dias, ele pode já ter um restabelecimento quase completo da visão. Ele pode ficar tranquilo que após a operação, a catarata não volta”, pontuou.

Crescimento
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira no Brasil (quase 50% dos casos). Em seguida, aparecem o glaucoma (15%) e a retinopatia diabética (7%).
Com maior incidência em mulheres, segundo estudo chinês, a catarata é um problema progressivo que deixa o cristalino todo embaçado, até chegar ao ponto em que a pessoa não enxerga quase nada.

Pablo Bosco diz que somente em um ano, o Hospital Auxiliadora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, realizou cerca de 250 cirurgias de catarata no município. No ano, são realizadas no Brasil, cerca de 500 mil cirurgias. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas