RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Trabalhadores afastados por complicações da covid-19 podem solicitar auxílio doença

Regras de acesso ao auxílio doença, no entanto, são diferentes para empregados formais e trabalhadores autônomos

Por Tatiane Simon
05/08/2020 • 08h10
Compartilhar

O trabalhador com caso grave de covid-19 poderá pedir auxílio doença ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com o órgão, trabalhadores formais afastados do trabalho por mais de 15 dias podem solicitar o benefício.

Em geral, quem é diagnosticado com o novo coronavírus recebe um afastamento de 14 dias do trabalho. A medida é para não infectar outras pessoas no ambiente de trabalho. Mas nos casos em que a doença evolui, e o trabalhador precisa de internação, o auxílio doença deve ser solicitado. Porém, de acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, o pedido de auxílio doença deve ter o CID, a classificação da doença, com o código B34.2

Além disso, o pedido médico deve informar qual complicação o paciente obteve com a covid-19, como trombose ou doença cardíaca.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta regra vale para trabalhadores formais e com carteira assinada. Já quem é autônomo, precisa ter contribuído por um ano para a previdência e se encaixar nos critérios de carência do INSS.

O auxílio doença é pago proporcionalmente o salário do trabalhador. Os primeiros 15 dias de afastamento é pago pela empresa e o restante pela Previdência Social.

Assista:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas