RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de março

‘Trabalho será guiado por projetos’

Especialista em treinamento de profissionais prevê que escolha de colaboradores deixará de ser por currículo em pouco tempo

Por Valdecir Cremon
21/10/2018 • 08h30
Compartilhar

A revolução digital está transformando as relações de trabalho. Historicamente, a tecnologia sempre transformou as empresas para adoção de novos processos e automatizando funções operacionais. Agora, as mudanças vão chegar às relações de trabalho e, ao que tudo indica, o futuro do trabalho será guiado por projetos. Esse modelo é usado há bastante tempo no mercado de marketing, publicidade e principalmente tecnologia. Consiste na contratação de profissionais por tempo determinado, tendo como referência o projeto que precisa ser desenvolvido. O administrador de empresas, Paulo Exel, diz que há uma revolução em andamento nas relações de trabalho por conta disso.

Jornal do Povo – Essa mudança está próxima?
Paulo Exel - Mesmo parecendo um cenário distante, é possível que as relações de trabalho cresçam muito nos próximos anos. Isso porque contratar os profissionais de acordo com a demanda, vinculados a projetos é uma excelente forma de gerenciar os recursos (humanos e financeiros), além de proporcionar flexibilidade para manter a equipe sempre atualizada com conhecimento.

JP – O profissional do futuro, portanto, será contratado para elaborar e executar um projeto?
Exel – Do ponto de vista das empresas, contratar por demanda significa manter o recurso sempre ativo, diminuindo o risco de ociosidade nas equipes. Uma vez que o profissional é contratado para entregar determinada solução, ou implantar um projeto específico, é possível estimar uma quantidade de horas que irá empregar e o quanto isso custará. Mesmo que alterações sejam feitas ao logo do tempo, e o projeto atrase por inúmeros fatores, é muito mais fácil mensurar o ROI (Retorno Sobre Investimento) de cada iniciativa. A previsibilidade no orçamento é talvez uma das maiores vantagens para a empresa, já que em uma gestão de projetos é possível planejar os recursos que serão destinados e prever se o investimento valerá a pena. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 15.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

JP – Mas, e como deve ser tratada a questão da governança corporativa e do conhecimento empresarial? 
Exel - Ao terminar os projetos, se a empresa não tiver uma boa governança, é possível que a história e o conhecimento gerado ao longo do processo se perca junto com a saída dos profissionais. Os erros e acertos do percurso em cada trabalho são valiosos para a história corporativa, já que essa se constrói ao longo das entregas que realiza. Em um cenário onde a força de trabalho é contratada sob demanda, as empresas têm um grande desafio: registrar e manter “dentro de casa” o histórico e a memória empresarial.

JP – Quais são as principais vantagens para os profissionais nesse novo modelo de trabalho?
Exel -
Na perspectiva dos profissionais, o futuro do trabalho guiado por projetos também tem inúmeras vantagens. Até porque os interesses de carreira devem evoluir no mesmo sentido, principalmente pautados pela flexibilidade, autogerenciamento de tempo e propósito. Os profissionais irão se conectar e desconectar a tarefas alinhadas aos seus objetivos de vida. Participar ou não de projetos será uma decisão pessoal e, certamente, muito além do dinheiro, fatores como tempo, desafio profissional, networking e portfólio serão condições a serem avaliadas. 

JP – Os currículos tendem a ser adaptados a essa nova realidade?
Exel –
Acredito que sim. Veremos grandes mudanças, já que o currículo não estará mais baseado em empresas onde cada um trabalhou, mas que tipo de projetos cada candidato participou, os resultados que foram entregues e como o profissional apresenta o próprio portfólio de experiências. A trajetória profissional vai aproximar as pessoas ao empreendedorismo, já que cada um terá que gerenciar seu próprio negócio, incluindo desde alimentar um pipeline de clientes, gestão financeira, entregas, metas e resultados. 

JP – E também devem ocorrer mudanças nas metrificações, ascendência hierárquica, etc?
Exel –
Teremos grandes desafios nesse sentido, já que mesmo com todas as mudanças propostas pela revolução digital, a cultura de relação trabalhista e de construção de carreira ainda é muito baseada em crescimento hierárquico e no pensamento cartesiano de ficar anos dentro da mesma empresa. Vencer essa barreira cultural é algo que precisa ser conquistado tanto por parte das empresas quanto por parte dos profissionais. Certamente o futuro do trabalho reserva grandes mudanças para as relações entre empresas e profissionais. Estar pronto para essas transformações separa os profissionais que irão se adaptar e colher as vantagens dessa mudança de mindset do que os que irão apenas lamentar a falta de oportunidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas