RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Trailer odontológico realiza exame gratuito de prevenção ao câncer bucal

Ação faz parte de campanha Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

Por Tatiane Simon
06/11/2018 • 12h07
Compartilhar

Na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal o Ministério da Saúde alerta para os riscos e formas de prevenção à doença e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas realiza nesta terça-feira (6) uma ação especial de exames, orientações e prevenção do câncer bucal na Praça Senador Ramez Tebet. A ação iniciou às 8h e termina às 16h.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Bucal, a dentista Acácia Barreto o objetivo da ação é democratizar o acesso à prevenção da doença. “É rápido, indolor e a melhor forma de detectar o câncer de boca em sua fase inicial. Aqui [na praça], são realizados exames para detecção possíveis lesões cancerizáveis. Se for detectado, o paciente será encaminhado para o centro de especialidades odontológicas e será feito uma biópsia, investigação e tratamento, se necessário for”, explica.

A orientação, segundo a especialista, é a de que as pessoas procurem regularmente o seu dentista.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Semana

Aqueles que não puderem ir à praça até às 16h desta terça-feira, podem ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de onde reside para atendimento odontológico. A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal termina na sexta-feira (9).

Incidência

O estado de Mato Grosso do Sul, conforme tem divulgado o CRO/MS, possui a quinta maior incidência de câncer bucal nos lábios e na cavidade oral. “Todos precisamos estar conscientes da importância do diagnóstico precoce do câncer e da necessidade de incentivarmos a prática da prevenção e de hábitos saudáveis de viver”, ressalta Barreto.

Vírus HPV

Segundo alertam os profissionais de Saúde Bucal, a presença de vírus, como o HPV, sigla inglesa de Papiloma Vírus Humano, má alimentação e a má higiene e hábitos descontrolados de beber e fumar também facilitam a formação de algumas lesões bucais que resultam no aparecimento do câncer.

Por isso, é importante que se dê atenção especial à necessidade da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes, porque a maioria dos casos de câncer bucal tem sua origem e causa no vírus HPV.

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser imunizados contra o HPV, por meio de vacina. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra esse vírus, que causa câncer, entre eles, o câncer bucal.

Segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca foi um dos maiores responsáveis por óbitos registrados no Brasil, em 2014, em decorrência da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas