RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Trailer odontológico retoma atividades e mira em saúde bucal infantil no 1º semestre

Três escolas e dois CEIs fazem parte do cronograma de atendimentos de fevereiro a junho deste ano

Por Tatiane Simon
20/02/2019 • 07h00
Compartilhar

A equipe de Saúde Bucal, responsável pelo atendimento no Trailer Odontológico de Três Lagoas, retomou as atividades nesta segunda-feira (18) com o atendimento voltado aos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora “Andrea Martinez Tabanez”, no Residencial Novo Oeste. O trailer deve permanecer até dia 8 de março no local. Outro CEI e três escolas municipais também fazem parte do cronograma de atendimento, além da região do Sucuriú.

De acordo com Acácia Barreto, coordenadora municipal de Saúe Bucal, é necessário o acompanhamento dos pais neste processo. “De acordo com a necessidade de procedimento em cada tratamento será comunicado aos pais da criança, que deve manter-se sempre atento”, pontua.

Nesta semana, os primeiros atendimentos feitos são os de triagem de avaliação da saúde bucal de cada criança, para selecionar as que precisam de tratamento, de acordo com a dentista Juliana dos Santos Pereira Cavaretto Costa. “Feita a avaliação, encaminhamos o pedido de autorização aos pais, relatando o que deverá ser feito no tratamento da dentição de seu filho. Nas primeiras triagens que realizamos, constatamos que, em média,  quatro a cinco crianças de cada sala estão precisando de tratamento odontológico. Infelizmente temos até alguns casos que precisam de encaminhamento para a Clínica da Criança para atendimento de Odontopediatra”, informou a dentista Juliana.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Costa, na maioria dos casos, como vem ocorrendo em quase todas os CEIs por onde a equipe já passou, foi constatado a existência de dentição com sintomas da chamada cárie de mamadeira. A cárie de mamadeira é ocasionada pelo uso inadequado de açúcar e achocolatados na mamadeira e a  falta de higiene após a alimentação da criança.

“Os pais serão também orientados de como proceder para prevenir esses e outros problemas que acabam afetando a saúde bucal das crianças”, anunciou Juliana.

A triagem inicial deverá continuar até quarta-feira (21), nos períodos da manhã e tarde. “Concluída a triagem, teremos informações de quantas crianças deverão ser atendidas no Trailer Odontológico e quantas precisarão de encaminhamento para a Clínica da Criança”, informou a dentista Juliana.

Cronograma

- De 11 a 22 de março: região dos ranchos do Sucuriú;

- De 25 de março a 12 de abril:  escola municipal “Joaquim Marques de Souza”, no bairro Vila Alegre;

- De 15 de abril a 3 de maio: escola municipal “Maria Eulália Vieira”, no Jardim Alvorada;

- De 6 a 24 de maio: escola municipal “Ramez Tebet” no Jardim Morumbi;

-  De 27 de maio a 28 de junho:  CEI “Cida Castro”, no bairro Santos Dumont

Veja a matéria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas