RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Três em cada dez internautas utilizam celular para compras virtuais, diz pesquisa

Consumidores três-lagoenses dizem preferir realizar compras online do que em lojas físicas; preço e comodidade são as principais justificativas

Por Tatiane Simon
17/07/2018 • 16h00
Compartilhar

O consumidor digital brasileiro está mais maduro e familiarizado com as mudanças tecnológicas no mercado. Um estudo feito em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revela que os smartphones já são a principal ferramenta de compra para 33% dos internautas que costumam adquirir produtos pela internet. O uso do dispositivo móvel para compras é ainda maior entre o público jovem (48%), pessoas das classes C, D e E (38%) e mulheres (37%). O Luis, por exemplo, costuma fazer compras online e diz preferir comprar virtualmente do que em uma loja física. “É mais prático comprar virtualmente do que ter que ir até uma loja. Além disso, pela internet é possível checar os prós e os contras de um produto ou serviço. Indo em uma loja, dificilmente, o vendedor vai falar sobre os aspectos negativos”, pontua o estudante, Luis Silva.

Segundo o levantamento, 64% dos internautas admitem que já desistiram de uma compra pela internet no momento de concluir o pagamento e, nesses casos, o preço do frete, que encarece o valor final do produto é o principal empecilho. Quase 60% dos entrevistados, concluem a compra online quando o frete é grátis. Para a dona de casa Carla Ramalho, o frete é fator de decisão na hora da compra. “O frete para o Mato Grosso do Sul muitas vezes é mais caro que para outros estados. Já cheguei a cancelar a compra nas últimas etapas justamente por conta do preço cobrado no frete. Outras vezes, decido mandar para cidades vizinhas do interior de São Paulo e retiro lá”, argumenta.

Considerando o processo de compra pela internet como um todo, a pesquisa revela que o celular já é utilizado por 74% da amostra em ao menos uma de suas etapas, como pesquisa de produtos e serviços (32%), comparação de preços (28%) e pagamento (14%). Apenas 24% dos entrevistados admitem não contar com o auxílio do celular nas compras que faz online.

Especialistas no assunto acreditam que o protagonismo dos dispositivos móveis para o comércio online tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, principalmente, com a popularização de pacotes de dados de internet móvel e do alcance maior da banda larga. Isso mostra o quanto o consumidor está mais antenado às tecnologias, mas ele também está mais cauteloso com as compras. Exemplo disse é que 37% dos entrevistados revelaram que levam em consideração a reputação da loja na hora de efetuar uma compra online.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas