RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Três Lagoas adere programa e postinho pode abrir à noite

Ministério da Saúde avalia qual unidade da saúde irá implantar Saúde na Hora

Por Tatiane Simon
18/08/2019 • 07h00
Compartilhar

Três Lagoas aderiu ao programa “Saúde Na Hora”, do governo federal. O anúncio foi feito, nesta semana, pelo prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).  Na prática, o programa prevê horário estendido das unidades de saúde e sete postos deverão funcionar até o período da noite. 

O Ministério da Saúde irá analisar qual unidade de saúde será aprovada e habilitada. O horário de funcionamento passará a ser das 6h às 19h, sem interrupção.

O programa foi lançado em maio deste ano e visa ampliar acesso aos serviços de atenção primária à saúde e desafogar as emergências.

A iniciativa permite que a população tenha maior acesso aos serviços da atenção primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), triagem neonatal, aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros procedimentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios que ampliarem o horário de atendimento à população nas unidades de Saúde da Família passam a receber mais recursos do governo federal. Os repasses podem chegar a dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Bucal e do horário de funcionamento das unidades. A estimativa da pasta é que mais de 2 mil unidades de saúde estejam aptas a participar do programa em 400 municípios de 26Estados e do Distrito Federal ainda neste ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas