RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Três Lagoas é a 3ª cidade com maior índice de leishmaniose visceral

Foram registrados seis casos da doença este ano, entre eles, a morte de uma criança de sete anos que ficou internada no hospital

Por Kelly Martins
23/07/2017 • 07h00
Compartilhar

Três Lagoas está entre os três primeiros municípios de Mato Grosso do Sul com os maiores índices de leishmaniose visceral humana. Somente nos primeiros seis meses do ano seis moradores foram confirmados com a doença, entre eles, uma criança de sete anos que morreu após ficar internada no hospital, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Três Lagoas fica atrás de Campo Grande (21) e Corumbá (7).

Essa situação que coloca as autoridades em alerta. Diante dos dados, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início a ações de controle à leishmaniose visceral, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, que inclui a coleta de sangue nos cães no entorno do registro positivo, intensificação das orientações aos moradores e bloqueio em um raio periférico de nove quadras - 900 metros - para pulverização de veneno contra o mosquito palha (transmissor da leishmaniose).

De imediato, segundo a pasta, a pulverização está sendo feita nos bairros Santos Dumont e JK. “Como essa criança morou um tempo no Santos Dumont e, posteriormente, a família se mudou para uma residência do bairro JK, não temos certeza onde ela contraiu a doença. Por esse motivo, o bloqueio será num raio periférico de 900 metros,  nos dois últimos endereços onde a família dessa criança morou”, explicou o coordenador do CCZ, Alexandre Gorga.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações, de acordo com o Ministério da Saúde. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é o mosquito-palha.

ORIENTAÇÕES

Ele explica que a equipe de agentes monitora as residências e orienta sobre a doença. Também verifica se a família possui cachorro para fazer a coleta de sangue do animal para exame laboratorial. “Feito o exame, teste rápido, a família é logo avisada se o resultado foi positivo ou negativo, para que as demais providências sejam logo tomadas, evitando os perigos da proliferação da doença”, explicou.

Ao todo, são 49 casos de leishmaniose confirmados em Mato Grosso do Sul, espalhados por 13 cidades, e cinco óbitos. Além de Três Lagoas, há confirmações de leishmaniose visceral nos municípios de Alcinópolis, Anaurilândia, Aquidauana, Bataguassu, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Dourados, Ponta Porã, Rio Negro e Rio Verde de Mato Grosso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas