Rádios On-line
Caminhão de Prêmios Urna Interna
NACIONAL

Três Lagoas é destaque no ‘Jornal da Cultura’

Reportagem da TVC - Canal 13 conta a origem do nome e o desenvolvimento da cidade

2 ABR 2018 - 15h:45Por Sergio Colacino

“Impulsionada pela industrialização, Três Lagoas cativa quem chega em busca de oportunidades”. Foi assim que a apresentadora Ana Paula Couto anunciou uma reportagem da TVC – Canal 13, parceira da TV Cultura, no Jornal da Cultura deste sábado (31). A reportagem mostra a origem do nome da cidade, as belezas naturais e o encanto que fez milhares de trabalhadores se mudarem em busca de emprego.

É o caso do eletricista Sandro Ribas, que se mudou de Cassilândia em busca de emprego há cinco anos. “Para mim está bom o serviço aqui. Não pretendo ir embora”, diz. Assim como ele, milhares de profissionais se mudaram para Três Lagoas nos últimos anos. Só em 2016, foram mais de 3.500 vagas com carteira assinada de saldo, isto é, a diferença entre contratações e demissões. “Potencializou as contratações pela construção civil, não só da celulose, mas por outros setores que estavam aquecidos”, explica o coordenador da Casa do Trabalhador, Welton Alves.

Após o “boom” de contratações da construção civil e o término das obras, boa parte dos trabalhadores foi embora. Outra parte ficou, cativada pelas oportunidades e pela beleza natural de Três Lagoas. O cartão postal, a Lagoa Maior, encanta quem passa pela cidade. “É um conjunto. Os coqueiros, as capivaras”, diz um morador. “A paisagem é muito linda”, completa outra. Além dela, outras duas lagoas deram origem ao nome do município. “Essa região era uma propriedade chamada de ‘Fazenda das Alagoas’. Quando os primeiros ferroviários vieram, eles conseguiam avistar as três lagoas e assim foi criado um gentílico, que acabou oficializado durante a municipalização de Três Lagoas, em 1916”, conta o historiador Rodrigo Fernandes.

Assista à reportagem, exibida também no telejornal TVC Agora:

 

 

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13