Rádios On-line
JUSTIÇA ELEITORAL

Três Lagoas e Inocência devem perder zonas eleitorais

Resolução do TSE deve fechar zonas eleitorais em 11 cidades de Mato Grosso do Sul

20 JUN 2017 - 16h:04Por Sergio Colacino

A decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de extinguir zonas eleitorais em 11 municípios de Mato Grosso do Sul deve afetar Três Lagoas e Inocência. Apesar de desistir de fechar 26 zonas eleitorais no estado, as cidades da Costa Leste vão ser afetadas. Em Três Lagoas, a Justiça Eleitoral deve manter a 9ª Zona Eleitoral em funcionamento e extinguir a 51ª. Já em Inocência, a única Zona Eleitoral da cidade, a 42ª, deve ser extinta e os eleitores transferidos para outra cidade.

O recuo no número de fechamentos foi adiantado pelo deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), durante reunião na tarde desta segunda-feira (19) com prefeitos e parlamentares, no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O encontro foi marcado pelo presidente da Assomasul, Pedro Caravina, que pediu aos parlamentares que procurassem reverter a situação por considerar uma discrepância o critério utilizado por Gilmar Mendes para remanejar as zonas eleitorais em Mato Grosso do Sul.

Segundo a portaria do TSE, a densidade demográfica seria utilizada para calcular a necessidade de uma zona eleitoral. O presidente da Assomassul alega que haverá acúmulo de demandas nas zonas que irão incorporar as extintas, além do fato de se ampliar o número de processos, de eleitores e candidatos nessas unidades, que deverão ser atendidos pelo mesmo promotor e juiz.

Em sua fala, Dagoberto considerou a medida preocupante e prometeu levar o assunto para o coordenador da bancada federal, senador Waldemir Moka (PMDB), com objetivo de convocar uma reunião com os demais senadores e deputados para pressionar o TSE. “Tem gente que vai andar 400 quilômetros para fazer um título, isso só vai estimular a corrupção eleitoral porque quem tem dinheiro tira o título, quem não tem não”, afirmou.

As zonas eleitorais extintas serão em Porto Murtinho, Pedro Gomes, Rio Negro, Deodápolis, Inocência, Nioaque, Sete Quedas, Anaurilândia, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã.

Zonas Eleitorais

A 51ª Zona Eleitoral de Três Lagoas tem 183 seções e 43.983 eleitores. É a maior zona eleitoral da cidade, responsável por 58% do eleitorado da cidade. A tendência é que a Justiça transfira os eleitores para 9ª Zona Eleitoral, que hoje tem 31.147 eleitores e 101 seções.

Já em Inocência, a única Zona Eleitoral da cidade, a 42ª, tem 6.561 eleitores e 20 seções. A Justiça Eleitoral não informou para onde os títulos vão ser transferidos.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13