Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8663
Prefeitura Animais Peçonhentos
EVOLUÇÃO

Três Lagoas fica em 23º lugar no ranking da transparência

Apesar da colocação, Três Lagoas apresentou uma evolução no ranking da transparência

7 DEZ 2017 - 13h:42Por Ana Cristina Santos

A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso do Sul divulgou nesta quinta-feira (7) o 4º Ranking Estadual dos Portais da Transparência, elaborado a partir da avaliação dos sites dos 79 municípios e do governo do Estado.  Três Lagoas fica em 23º lugar no ranking.

O Índice Estadual de Transparência, que é a média das notas dos municípios em uma escala de 0 a 10, teve uma melhora significativa entre as avaliações realizadas pelos órgãos de controle. Em 2015, o MPF realizou a primeira avaliação, e a média dos municípios do Estado ficou em 3,61. Em 2016, na segunda avaliação, a média atingiu 5,25. Em 2016, na terceira avaliação, a média alcançou 7,04. Este ano, a média foi de 7,90. Houve melhoria de 53,85% entre a primeira e a quarta avaliação

O ranking de Mato Grosso do Sul mostra evolução do Estado e dos municípios. Em 2015, os primeiros colocados no ranking alcançaram nota 7. Neste ano, o Estado e doze municípios obtiveram pontuação entre 10 e 9,5.

Apesar de estar em 23º no ranking da transparência dos municípios, Três Lagoas apresentou uma evolução , se comparado aos primeiros levantamentos . De acordo com a pesquisa divulgada pela Rede de Controle da Gestão Pública, no primeiro levantamento, Três Lagoas teve a pontuação de 2,90, no segundo, 4,40, no terceiro 7,30, e agora, 7,50.

A melhoria, segundo a Rede, é atribuída à ampla publicidade dada às avaliações e às ações adotadas após cada uma delas. Em 2016, o MPF expediu 79 recomendações e ajuizou 56 ações civis públicas contra os municípios, visando ao cumprimento das regras de transparência. As mesmas medidas foram adotadas contra o Estado.

Critérios de avaliação

Os dados apresentados foram colhidos dos sites mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual do Mato Grosso do Sul na internet, avaliando-se adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle. As pesquisas foram realizadas em novembro deste ano.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864