Rádios On-line
Caminhão de Prêmios Urna Interna
EVOLUÇÃO

Três Lagoas fica em 23º lugar no ranking da transparência

Apesar da colocação, Três Lagoas apresentou uma evolução no ranking da transparência

7 DEZ 2017 - 13h:42Por Ana Cristina Santos

A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso do Sul divulgou nesta quinta-feira (7) o 4º Ranking Estadual dos Portais da Transparência, elaborado a partir da avaliação dos sites dos 79 municípios e do governo do Estado.  Três Lagoas fica em 23º lugar no ranking.

O Índice Estadual de Transparência, que é a média das notas dos municípios em uma escala de 0 a 10, teve uma melhora significativa entre as avaliações realizadas pelos órgãos de controle. Em 2015, o MPF realizou a primeira avaliação, e a média dos municípios do Estado ficou em 3,61. Em 2016, na segunda avaliação, a média atingiu 5,25. Em 2016, na terceira avaliação, a média alcançou 7,04. Este ano, a média foi de 7,90. Houve melhoria de 53,85% entre a primeira e a quarta avaliação

O ranking de Mato Grosso do Sul mostra evolução do Estado e dos municípios. Em 2015, os primeiros colocados no ranking alcançaram nota 7. Neste ano, o Estado e doze municípios obtiveram pontuação entre 10 e 9,5.

Apesar de estar em 23º no ranking da transparência dos municípios, Três Lagoas apresentou uma evolução , se comparado aos primeiros levantamentos . De acordo com a pesquisa divulgada pela Rede de Controle da Gestão Pública, no primeiro levantamento, Três Lagoas teve a pontuação de 2,90, no segundo, 4,40, no terceiro 7,30, e agora, 7,50.

A melhoria, segundo a Rede, é atribuída à ampla publicidade dada às avaliações e às ações adotadas após cada uma delas. Em 2016, o MPF expediu 79 recomendações e ajuizou 56 ações civis públicas contra os municípios, visando ao cumprimento das regras de transparência. As mesmas medidas foram adotadas contra o Estado.

Critérios de avaliação

Os dados apresentados foram colhidos dos sites mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual do Mato Grosso do Sul na internet, avaliando-se adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle. As pesquisas foram realizadas em novembro deste ano.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13