RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Frota chega a 84,7 mil em Três Lagoas

Segundo o Detran, cidade teve crescimento de 4,5% no número de veículos registrados entre 2017 e 2018

Por Kelly Martins
12/01/2019 • 08h14
Compartilhar

Uma frota superior a 84,7 mil veículos e um trânsito cada vez mais apertado, em Três Lagoas. Quem percorre pelas ruas e avenidas percebe que a quantidade de carros, motos, caminhões, por exemplo, está bem maior. Isso porque a frota teve aumento de 3,7 mil entre janeiro e dezembro de 2018 no comparativo ao ano anterior. O que significa que a cidade ganhou cerca de 10 veículos de todos os tipos por dia em apenas um ano, representando crescimento de 4,5%. Sem contar ainda com a frota flutuante aliada ainda ao número de pessoas que chegam ao município atraídas por emprego.

O aumento tem gerado problemas na estrutura viária, que passa constantemente por adequações, sem falar que o crescimento de acidentes acompanha o da frota. De acordo com as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran),  os carros de passeio são a grande maioria, com 38,8 mil veículos registrados até dezembro do ano passado. Em segundo lugar vêm as motos e motonetas, com 27.832 emplacamentos. Já 7.849 caminhonetes foram para as ruas no período. O restante da frota se divide entre caminhões e ônibus.  Destaque que a frota de Três Lagoas representa 5,6% a do estado, que atualmente possui 1,5 milhão de veículos. 

O difícil é encarar o trânsito no dia a dia. Os motoristas enfrentam principalmente dificuldades para estacionar na cidade. “É complicado. São poucos espaços para estacionamento e muitas áreas sem uso e que poderiam se tornar pontos para estacionar. Dependendo da hora é melhor nem vir até a área central”, frisou o motorista Ademir Sachetti.

O Departamento Municipal de Trânsito avalia que o crescimento da frota é resultado da estabilização da economia. Por outro lado, gera impactos no trânsito e ainda contribui para a imprudência de motoristas. Cerca de mil acidentes foram registrados no ano anterior e 17 pessoas morreram. 

A diretora de Trânsito, Creusa Ramos, explicou que a pasta tem investido em sinalização e melhorias na mobilidade urbana, como vias públicas que deverão deixar de ter sentido dupla para mão única. Além de alguns espaços que poderão ser adequados para estacionamentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas