RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Três Lagoas registra 102 ataques de escorpiões neste ano

População deve manter os quintais limpos para evitar infestação e picadas

Por Tatiane Simon
13/12/2019 • 14h30
Compartilhar

A quantidade de aparecimento de escorpiões em residências está preocupando moradores e a Saúde de Três Lagoas. De janeiro até novembro, foram registrados 102 ataques de escorpiões na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a infestação de escorpiões em bairros de Três Lagoas.

Desde o início do ano foram notificados 275 acidentes com animais peçonhentos na cidade. Desse total, 102 ocorrências se referem a picadas de escorpiões. As demais são decorrentes de picadas de aranhas, cobras e abelhas.

Um dos casos mais recentes ocorreu em um dos condomínios do residencial Novo Oeste, onde, em atenção à denúncia de moradores, foi constatada “perigosa infestação de escorpiões”, diz a pasta.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como tem constatado a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foram encontrados escorpiões de várias espécies, entre elas, Tityus serrulatus, Tityus bahiensis, Tityus confluens, Tityus matogrossensis, Ananteris e Bothriurus.

São nomes catalogados cientificamente, de acordo com as suas respectivas características das espécies, popularmente conhecidas como escorpião amarelo, escorpião marrom e escorpião vinagre, entre outros nomes.

É importante chamar o Samu pelo fone 192 ou Corpo de Bombeiros – 193, ou levar o paciente com urgência para atendimento médico mais próximo.  No caso de picada de escorpião e de outros animais peçonhentos, o Ministério da Saúde disponibiliza soro específico. Em Três Lagoas, o Hospital Auxiliadora possui disponíveis todos os tipos de soro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas