RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Três Lagoas registra 144 focos de queimadas e bombeiros estão em alerta

O número corresponde a 31% do total registrado no ano passado

Por Kelly Martins
03/07/2017 • 08h43
Compartilhar

Com o inverno e diminuição de chuva no mês de junho, o índice de incêndios em vegetação no perímetro urbano de Três Lagoas cresceu consideravelmente. Já foram registradas 144 ocorrências de focos de incêndio pelo Corpo de Bombeiros, nos primeiros seis meses do ano. O número corresponde a 31% do que foi atendido pelas equipes do 5º Grupamento de Bombeiros Militar da cidade, durante 2016, em terrenos baldios, pastagens e áreas de vegetação.

As queimadas estão ocorrendo em diversos pontos do município e, no fim de semana, por exemplo, equipes foram acionadas para combater três focos em localidades diferentes. A ocorrência mais grave foi no bairro Vila Alegre, onde o fogo atingiu um ferro velho e destruiu cinco veículos.

O período de estiagem aumenta os riscos de incêndios que se intensificam no mês entre os meses de junho e agosto. A região da Segunda Lagoa, Vila Piloto, área do lixão, Vila Verde, são pontos atendidos pelos bombeiros e que constantemente registram queimadas. Os bombeiros explicam que a maior parte dos incêndios é intencional e visa acabar com o mato ou lixo encontrado em terreno baldio.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorrências

Em 2016 foram atendidas 462 ocorrências pelos bombeiros. Neste ano, o mês de janeiro registrou nove casos de queimadas urbanas,, 21 em fevereiro, 24 em março, 32 em abril, 29 em maio e em junho.

Multas

Em Três Lagoas é proibido atear fogo em lixo, matas, lavouras, campos alheios ou em quaisquer outros objetos, mesmos nos próprios quintais, de acordo com a lei municipal nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, art. 26, inciso VII. A multa é de R$ 446.

Prevenção

Para evitar o risco de incêndios, o Corpo de Bombeiros orienta a não lançar pontas de cigarro pela janela de veículos quando trafegar por rodovias, não jogar lixo em terrenos baldios e ruas – latas de metal, cacos e garrafas de vidro podem se aquecer com o sol e dar origem à queimadas e não queimar lixo e folhas secas em terrenos baldios. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas