RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Três Lagoas registra 179 casos de acidente de trabalho por queimadura ocular

Levantamento aponta que esse tipo de ocorrência, na atividade de soldagem, é a principal causa acidente de trabalho

Por Kelly Martins
17/01/2019 • 09h00
Compartilhar

Casos de acidentes de trabalho envolvendo trabalhadores que atuam na área de soldagem, em Três Lagoas, têm gerado alerta. Isso porque levantamento do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento revelou que 179 pessoas foram vítimas de queimaduras oculares nos últimos dois anos no momento em que exercia a atividade.

O dado aponta que 120 ocorrências foram por causa de radiação de soldagem e 50 dos casos foram por queimaduras oculares térmicas com corpo estranho no olho. “A radiação da soldagem queima mais rapidamente e com maior intensidade do que o sol. Os respingos de solda e as projeções de fagulhas que são lançados por diferentes ângulos também são fontes perigosas de queimaduras”, considera a professora de Educação Física, Darlene Heloísa Ferrari Ruiz, e a psicóloga, Luciana Assi de Lima, ambas da equipe do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Conforme consta no citado levantamento, no perfil dos trabalhadores que sofreram queimaduras oculares relacionadas à atividade de soldagem, a idade média desses profissionais é de 33 anos, 99% são homens e 1% são mulheres. Entre as ocupações relacionadas, 48% dos acidentados são soldadores e serralheiros; 18% são de profissionais da construção civil, como pedreiros, pintores e eletricistas; auxiliares de serviços gerais representam 14% do total de acidentados; e 9% dizem respeito a mecânicos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dado que traz mais preocupação é que 74% dos acidentados trabalham de maneira informal, são autônomos, trabalham sem carteira assinada, estão desempregados, fazem “bicos”.

Diante disso, do total de trabalhadores acidentados somente 3% emitiu a Comunicação de Acidente de Trabalho-CAT, isso faz com que esse tipo de acidente não ganhe visibilidade e esses trabalhadores continuem em situação de vulnerabilidade.

A equipe do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador diz ainda que há casos de reincidência, onde um mesmo trabalhador sofreu o acidente mais de uma vez. Isso mostra que empregadores e os próprios trabalhadores consideram esse acidente comum e alguns até o tratam de forma banal.

É importante lembrar que nenhum acidente de trabalho pode ser considerado inerente à ocupação, uma vez que todos os acidentes de trabalho podem ser evitados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas