RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Três Lagoas registra 28 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes

Menores de 6 e 16 anos são as principais vítimas deste tipo de crime na região

Por Kelly Martins
17/05/2016 • 10h24
Compartilhar

Em Três Lagoas, 28 casos de abusos sexuais contra crianças e adolescente foram registrados nos primeiros cinco meses do ano. Em muitas situações, os agressores são os próprios pais das vítimas que, segundo dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade, têm entre 6 e 16 anos de idade.

O número já corresponde a 44% do que foi registrado em 2015, o que gera preocupação, pois, a cada cinco dias, pelo menos um menor é abusado sexualmente no município.

“Os casos normalmente ocorrem dentro da família. As vítimas são abusadas por pais, padrastos, avôs, tios ou irmãos. Também por amigos íntimos da família, que de alguma forma, passam a ter contato com a criança ou adolescente”, frisou a coordenadora CREAS, Vera Renó.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento, quatro dos 28 abusos foram contra meninos, que têm 8 e 9 anos de idade. Outros 23casos ocorreram com meninas, com idades entre 6 e 16 anos. O fato mais recente foi contra uma menina de 13 anos que teria sido abusado pelo tio. O suspeito foi preso na noite desta segunda-feira (16), com fotos da vítima seminua no celular, e confessou já ter tocado nas partes íntimas da menor.

A psicóloga Marisa Paro Rodrigues, que atua no CREAS, alerta sobre o uso de celulares, aplicativos e rede social para a prática deste tipo de crime. “A família precisa estar atenta a essas questões de uso da mídia, do celular. Existe uma prática muito grande de adolescentes que tiram fotos e mandam para pessoas que posteriormente se tornam os agressores. Muitos têm a intenção de cometer o abuso sexual por uma troca, como um tênis, roupa, objetos”, explica.

Ela também pontua que 44% dos agressores são os pais da vítima e 70% dos casos envolvem meninas. Em 2015, Três Lagoas registrou 63 casos de abusos sexuais, sendo 53 deles contra meninas e 10 referentes a meninos. Um dos fatos que chamou a atenção foi de uma criança de apenas dois anos de idade abusada pelo pai.

As denúncias são encaminhadas ao Conselho Tutelar e direcionadas para o CREAS, que oferece atendimento psicológico às vítimas. Nesta quarta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será lembrado com palestras e debates por diversos setores em Três Lagoas. O objetivo é estimular a denúncia e sensibilizar a população para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas