RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Três Lagoas registra 53 casos de tentativa e três de suicídio este ano

As vítimas são meninas e mulheres, com idades entre 15 e 29 anos de idade

Por Kelly Martins
18/09/2017 • 13h00
Compartilhar

Levantamento do setor da Saúde de Três Lagoas revela que foram registrados 53 casos de tentativas e três de suicídio, somente nos primeiros seis meses deste ano. Já em 2016 o número foi maior com seis casos de morte e a mesma quantidade de tentativas de 2017. Conforme os dados, as vítimas são meninas e mulheres, com idades entre 15 e 29 anos de idade.

Os números são do Setor de Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), vinculado à Diretoria de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Um dos casos ocorreu no último dia 10 de setembro quando um homem, de 36 anos, cortou o pulso de um dos braços. Por sorte, ele foi salvo por policiais militares. A vítima estava em meio a uma poça de sangue no chão da cozinha em uma residência localizada no bairro Vila Piloto.

Por outro lado, a Polícia Civil informou que registrou 10 casos de suicídio e quatro de tentativas. Número alto, conforme a própria Delegacia Regional de Três Lagoas. "Muitas pessoas não recebem atendimentos pela polícia ou Corpo de Bombeiros. Vão direto aos hospitais e são socorridas pelos familiares. Dessa forma, os números de registros divergem, em alguns casos", explicou o delegado Rogério Makert.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para combater o problema de saúde pública, a secretaria participa da campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, em ações de “conscientização e prevenção”. Serão realizadas palestras no período a partir desta terça-feira (19) sexta-feira (22), em uma ação conjunta das equipes do CAPS AD e CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial, Promoção à Saúde e DANTS.

A campanha estará centralizada em ações de “conscientização e prevenção, por meio de palestras que alertem sobre o problema e orientem as famílias a estarem atentas a uma série de fatores que podem levar as pessoas à tentativa e prática do suicídio”, comentou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

Na terça-feira (19), às 19h, as equipes da Saúde estarão proferindo palestra educativa e de orientações preventivas às famílias do bairro Vila Verde e bairros adjacentes. A palestra será na Igreja Santo Expedito. Haverá também distribuição de panfletos educativos na feira noturna de quarta-feira (20), a partir das 19h.

Na quinta-feira (21), às 20h, as equipes estarão na Casa da Amizade do Rotary Club Três Lagoas. E, na sexta-feira (22), às 16h, haverá palestra para as equipes de Saúde do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para tratar de padrões de procedimentos que devem ser adotados nestes casos.

Há alguns anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aderiu ao movimento “Setembro Amarelo”, como campanha de conscientização e sensibilização sobre a realidade do suicídio, como sério problema de saúde pública. Segundo estimativas da OMS, 883 mil pessoas se matam no mundo a cada ano. É mais gente do que todos os mortos em guerras, vítimas de homicídios e desastres naturais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas