RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Três Lagoas registra 534 casos de dengue é a 2ª na lista de alta incidência

Número corresponde a proliferação do mosquito Aedes aegypti na região

Por Kelly Martins
06/07/2018 • 16h05
Compartilhar

Três Lagoas registrou 534 casos suspeitos de dengue somente neste ano, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. O número é considerado de alta incidência, já que corresponde a mais de 300 casos por 100 mil habitantes. O município apresenta atualmente 505 casos por 100 mil habitantes. Na lista "vermelha" da Saúde, a cidade é a 2ª do ranking ficando apenas atrás de Campo Grande, que notificou 1.200 casos suspeitos da doença.

Para auxiliar no combate à  dengue, três motocicletas foram doadas para o setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde por uma indústria de celulose, em Três Lagoas. A doação foi realizada nesta sexta-feira (6). De acordo com a administração municipal, as motocicletas serão usadas pela equipe do programa de Monitoramento Inteligente do Aedes aegypti – MI-Aedes, implantado no município em abril de 2007.

Por meio do MI-Aedes, constituído de 305 armadilhas, as denominadas “mosquitrap”, distribuídas a cada 300 metros e monitoradas através de um sistema via satélite, a equipe de Endemias possui o controle dos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue.

“Elas irão auxiliar os agentes de saúde no trabalho de vistoria das mais de 300 armadilhas, que permitem, em tempo real, monitorar os índices de infestação do mosquito”, explicou a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque.

 O número de capturas em cada armadilha fornece dados sobre a infestação do vetor, que são enviados para uma central de controle, via satélite, por meio de dispositivos móveis. Com essas informações, as equipes agem para conter os focos naquela região urbana e assim evitam a proliferação do mosquito pela cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas