RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Três Lagoas registra caso de câncer bucal e Saúde faz mapeamento em escolas

Profissionais da Saúde passaram por treinamento para a calibração do índice CPO-D, que avalia número de dentes cariados, perdidos e obturados

Por Kelly Martins
27/02/2018 • 07h10
Compartilhar

Uma doença que causa preocupação em Três Lagoas e deixa em alerta os profissionais da Saúde. O câncer bucal tem colocado Mato Grosso do Sul em 5º lugar no ranking de incidência no país e já fez uma vítima no município, no ano passado. O caso foi identificado em um posto de saúde e o paciente já passa por tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para avaliar o índice da doença na região, a Secretaria Municipal de Saúde informou que fará a partir do mês de março um levantamento epidemiológico bucal de crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos. A ação será desenvolvida nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

“Este procedimento já é realizado todos os anos e é uma importante ferramenta para a gestão e para o planejamento de ações que envolvem a melhor qualidade da saúde bucal de nossas crianças e adolescentes”, observou a coordenadora de Saúde Bucal, Acácia Gimenez Barreto.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou treinamento do levantamento epidemiológico para dentistas e auxiliares, na Escola Municipal São Carlos, nos últimos dias. Foram realizados exames em alunos da própria escola.

O objetivo, segundo Gimenez, foi a calibração do índice CPO-D, que avalia o número de dentes cariados, perdidos e obturados numa determinada amostra da população (30%). O mesmo índice CPO-D “serve como referência para o diagnóstico das condições dentais e para formulação e avaliação de programas de saúde bucal. A calibração permite a correta mensuração dos dados avaliados, bem como garante a validade e fidedignidade destes resultados”, ressaltou a coordenadora.

Kits
Crianças atendidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Três Lagoas receberão gratuitamente kits de higiene bucal, a partir de março.

Basicamente, o kit de higiene bucal é formado por escova dental apropriada à idade da criança, creme dental com flúor e fio dental.

A distribuição desses kits foi por meio de parceria entre a prefeitura e a fábrica de celulose Eldorado Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas