RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Três Lagoas registra cinco mil casos de dengue com uma morte confirmada

Cidade enfrenta epidemia da doença, lidera ranking no Estado, contabiliza uma pessoa morta e tem dois casos em investigação

Por Ana Cristina Santos
05/01/2019 • 15h59
Compartilhar

Três Lagoas encerrou 2018 com 5.187 casos notificados de dengue. Desses, 1.123 confirmados como positivos e 1.253 negativos. Os demais aguardam resultado de exames. Só em dezembro, o município registrou 2.752 casos notificados, e 125 confirmados.

Uma morte já foi confirmada pela doença e duas estão em investigação para saber se a causa realmente foi a dengue.  Um garoto de 13 anos, morador do bairro Paranapungá, morreu no mês passado vítima da doença.

O aumento nos casos de dengue apresentou evolução a partir de outubro, quando foram registrados 176 casos notificados, aumentando para 1.253 em novembro e, no mês passado, para 2,7 mil.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cidade lidera a lista dos municípios de Mato Grosso do Sul com alta incidência de dengue. O município vive uma epidemia da doença, pois existem casos registrados em vários bairros. O vírus do tipo dois é o que circula na cidade. 

Em razão da quantidade de casos registrados em Três Lagoas, diversas ações têm sido realizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Equipes do Setor de Endemias têm intensificado a borrifação com veneno para controle da proliferação do mosquito em vários bairros da cidade. 

A orientação do setor é para que os moradores abram  portas e janelas de suas casas para que a borrifação obtenha resultado desejado, eliminando as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências principalmente pela manhã e no início da noite.

O setor alerta que é importante cobrir todos os alimentos e não os deixar expostos, pelo menos durante a borrifação, até uma hora e meia depois. Também recomenda cobrir as gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

No mês passado, a prefeitura acionou também os militares da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas para ser um aliado da administração municipal nas ações de enfrentamento ao mosquito.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não tem conseguido atender a demanda de pacientes com sintomas de dengue. Por dia, em média, 450 pessoas com suspeitas da doença passam pelo local. Por conta disso, foi disponibilizado um médico para atendimento exclusivo desses pacientes. No mês passado, dois postos de saúde, inclusive, funcionaram no final de semana para atender pacientes com sintomas da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas