RÁDIOS
Três Lagoas, 29 de abril

Três Lagoas registra segunda morte por H1N1 em menos de uma semana

Nova morte ocorreu no domingo passado e vítima era um idoso de 83 anos

Por Tatiane Simon
02/05/2019 • 11h00
Compartilhar

Quatro dias depois de Três Lagoas registrar a primeira morte por Influenza A tipo H1N1, o município volta a contibilizar mais uma morte pelo vírus. A segunda vítima é um idoso de 83 anos que estava internado no Hospital Auxiliadora e faleceu no domingo passado, dia 28 de abril. Um homem de 48 anos morreu na quarta-feira anterior no Hospital Cassems.

A informação foi repassada à imprensa pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento.

Conforme o último relatório divulgado pela pasta nesta quinta-feira (2), Três Lagoas soma 11 casos positivos da doença, incluindo os dois óbitos. Deste total, são 9 adultos (sete homens e duas mulheres) e duas crianças (um menino de 4 anos e uma menina de 12). O Setor de Vigilância deve apurar se alguma das vítimas que pertence aos grupos prioritários foram imunizadas. 

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VACINA 

A imunização mais segura e insubstituível contra a gripe é a vacina, que neste ano possui propriedades de vacina trivalente. Como explicou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, "a vacina imuniza as pessoas contra os dois tipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o vírus da Influenza B", informou.

Em Três Lagoas, a campanha de vacinação está disponível desde 10 de abril em todas as unidades de Atenção Básica de Saúde e na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas.

SINTOMAS

Conforme os profissionais da Saúde, o vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da gripe, ou seja, o paciente apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar.

Quando os sintomas aparecem, o aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.

PREVENÇÃO

Além da vacina contra a gripe, que é insubstituível, é importante que as pessoas adotem hábitos saudáveis de higiene e de prevenção de contágio.

Entre as medidas, como orientam os profissionais da Saúde, vale lembrar a importância de: não compartilhar alimentos ou objetos pessoais como copos, talheres e toalhas; lavar as mãos com água e sabonete com frequência, principalmente ao sair ou chegar em casa ou no local de trabalho; cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar; e usar, de preferência e se for possível, o álcool gel na higienização das mãos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas