RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Três Lagoas tem 300% a mais de denúncias de crimes de trânsito que a capital

Segundo o Ministério Público, em 2017 houve 992 registros por crimes no trânsito na cidade

Por Ana Cristina Santos
14/02/2018 • 17h00
Compartilhar

Três Lagoas é a cidade de Mato Grosso do Sul que mais registra denúncias por crimes de trânsito. São três vezes mais registros de infrações que a Capital, mesmo tendo população oito vezes menor. Em 2017, a cidade teve 15,4 denúncias a cada 10 mil habitantes, contra 5,62 em Campo Grande. Os dados foram divulgados pelo Ministério Público Estadual e fazem parte de uma campanha de segurança no trânsito.

Em todo o Brasil, os acidentes de trânsito matam cerca de 45 mil pessoas por ano e deixam mais de 300 mil pessoas com lesões graves, conforme pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em 2017, houve 992 registros que envolveram motoristas de carros, caminhões, motos e até mesmo bicicletas, nas ruas e avenidas de Três Lagoas. Conforme registros do Ministério Público houve, ainda, 192 denúncias por crimes relativos a trânsito.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados do Departamento de Trânsito, em 2011, 34 morreram no trânsito de Três Lagoas. Em 2016, foram 14 e, em 2017, 12.

Nesta semana, um motociclista morreu ao colidir em um poste. Uma passageira ficou gravemente ferida.

Diante dos dados, a 8ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas lançou o projeto “Sua Pressa Não Vale Minha Vida”, que tem como intuito difundir a educação do trânsito, direção defensiva e atitude proativa de motoristas.

Para o promotor de Justiça, Luciano Anechini Lara Leite, o projeto visa influenciar na adoção de medidas de políticas de trânsito do município, dos órgãos de fiscalização e repressão sugerindo ações diferenciadas para mudar o quadro. Ainda segundo o promotor, a maioria dos acidentes poderia ser evitada se houvesse respeito às leis de trânsito.

Além de diminuir os crimes e evitar acidentes, a campanha visa também preservar gastos públicos decorrentes do desrespeito às leis de trânsito, bem como fomentar a obediência às regras e estimular todos os envolvidos, pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, fiscais, policiais e população em geral sobre a importância do tema.

O projeto prevê a realização de campanhas educativas nas escolas e universidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas