RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Três Lagoas se mobiliza na luta contra tuberculose

Mobilização consiste em ações educativas de esclarecimentos e prevenção

Por Divulgação
18/03/2013 • 14h48
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e dos Programas Municipais de Controle da Hanseníase e de Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, participa da Semana Nacional de Mobilização Contra Tuberculose, no período de 18 a 24 de março.

A mobilização coincide com o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a ser comemorado no próximo domingo (24).
Além de palestras educativas sobre a doença nas Faculdades AEMS e nas Unidades Prisionais de Três Lagoas, a mobilização também consiste em mensagens a serem veiculadas pela Imprensa, notadamente nas emissoras de rádio.

“Esta mobilização se completa com a Campanha Municipal de Luta contra a Hanseníase e Tuberculose, bem mais ampla, normalmente realizada em maio”, anunciou o coordenador dos Programas de Controle da Hanseníase e Tuberculose, fisioterapeuta Antônio Carlos Modesto.

Por meio de chamadas no Rádio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, estará veiculando a seguinte mensagem: “A tuberculose é uma doença antiga, mas não é passado! É uma doença que tem cura, mas ainda leva à morte cerca de 4 mil pessoas por dia em todo o Mundo e aproximadamente 4 mil pessoas por ano no Brasil”.

Em Três Lagoas, segundo os relatórios dos Programas Municipais de Controle da Hanseníase e Tuberculose, do Centro de Especialidades Médicas (CEM), em 2012, foram registrados 35 novos casos de tuberculose. Em 2013, já haviam sido registrados seis novos casos da doença.

“Levando em conta a população de 105.224 habitantes, conforme dados do DATASUS, Três Lagoas ainda possui baixa incidência da doença, ou seja índice de 5,5, calculando-se o número de novos casos em cada 100 mil habitantes”, explicou Modesto.

Menos de 20 é baixa incidência e de 20 a 50 é média incidência, informou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas