RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Três Lagoas sedia etapa do Campeonato Nacional de Fibra de Bicudo e Curió

Evento será realizado neste domingo no Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha

Por Tatiane Simon
08/09/2017 • 16h23
Compartilhar

Três Lagoas é palco para a etapa do Campeonato Nacional 2017 de Fibra de Bicudo e Curió. O evento é realizado pela Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (Cobrap) e está marcado para iniciar a partir das 6h deste domingo (10) no Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha, localizado na rua Manoel de Oliveira Gomes, no bairro Santos Dumont.

Conforme o regulamento do campeonato, no torneio será avaliado o pássaro que canta mais num determinado tempo estipulado pela organização. Trata-se, portanto, é uma competição entre pássaros, que vai reunir os pássaros Bicudos, já extintos na natureza, mas salvos pelos criadores.

De acordo com a organização, os pássaros que participam do Campeonato Nacional são todos registrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e têm genética apurada, além de serem nativos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A confederação informa ainda que há, atualmente, aproximadamente 230 mil pássaros bicudos nas mãos de criadores oficiais e todos nascidos em cativeiro, porém nenhum capturado na natureza. No site oficial da Cobrap, a instituição é categórica e informa que “não é um comércio de pássaros, mas sim um evento de criadores oficiais, uma competição oficial, coordenada pela Confederação Brasileira dos Criadores de pássaros nativos”.         

O presidente da Cobrap, Aloisio Tostes, já está em Três Lagoas coordenando o evento que, segundo estimativa da confederação, deve reunir aproximadamente 200 participantes de diversas cidades do país neste fim de semana.

Regra

Todos os expositores deverão estar portando GTA, cópia da Guia de transporte com a finalidade: torneio, para o endereço do local do torneio acima juntamente com a Relação de passeriformes atualizada, ambas emitidas via SISPASS a ser entregue a mesa de inscrição. E para os casos específicos cópia da Nota Fiscal que comprove a origem e a legalidade dos respectivos pássaros ou cópia de autorização expressa do Ibama ou órgão Ambiental competente.

Será realizada vistoria prévia na documentação dos pássaros participantes, que não poderão ser colocados na estaca sem a devida documentação. Todos deverão portar o crachá de identificação, inclusive as fêmeas e acompanhantes. Os pássaros que não forem participar do torneio (fêmeas e acompanhantes) também serão vistoriados e terão que estar obrigatoriamente relacionados em todas as guias.

As normas e a rotina deste Regulamento serão aplicadas a todos os Torneios

Nacionais abrangidos e supervisionados pela Cobrap, principalmente porque envolvem expositores de várias regiões e por isso é preciso que fiquem bem claros os procedimentos recomendados.

Os torneios de fibra serão iniciados às 8h, horário local, com os pássaros nas estacas. O local de realização das provas de fibra deverá estar aberto aos expositores a partir das 6h.

Inscrição

Interessados em participar do campeonato podem realizar a inscrição através do site: http://www.assrib.org.br/cadastro.php até às 12h do sábado (9). A taxa de inscrição é de R$ 55. Na impossibilidade de fazê-la online por falha técnica no sistema, muito, excepcionalmente, pode-se fazê-la na véspera do Torneio, (sempre com sorteio das estacas) conforme horário previamente estabelecido e acordado entre o Presidente da entidade promotora e a Diretoria da Cobrap, todavia ela só poderá se estender até 30 minutos antes do início da prova, ou seja, até às 7h30.

Premiação

É obrigatório em toda etapa dos torneios ofertar aos vencedores, 15 troféus, do primeiro ao décimo quinto colocados de todas as modalidades de fibra, levando em consideração o número de pássaros participantes de cada região.

Programação

Sábado - 09/09

Recepção Hotel OT

Local: Avenida Aldair Rosa de Oliveira, 1800, bairro Jardim Bela Vista

Horário: a partir das 19h

Domingo - 10/09

Horário: A partir das 6h

Local: Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas