RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Três Lagoas tem 10 emplacamentos por dia em apenas dois meses do ano

Segundo o Detran, 81.785 veículos integram a frota do município - número que é maior que a população de municípios de MS

Por Kelly Martins
24/02/2018 • 08h21
Compartilhar

Quem circula pelas ruas e avenidas de Três Lagoas, seja a pé ou de bicicleta, percebe que a quantidade de veículos está bem maior. O número de carros, motos, caminhões e ônibus emplacados na cidade não para de aumentar e, em um ritmo maior do que nos últimos anos. São 10 novos emplacamentos por dia considerando 558 veículos inseridos na frota, nos dois primeiros meses, resultando no total de 81.785 unidades. E não há como calcular quantos rodam na cidade com placas de fora. 

O aumento tem gerado problemas na estrutura viária, que passa constantemente por adequações, já que ainda é quase a mesma de quando o município foi emancipado. De acordo com as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS),  os carros de passeio são a grande maioria , com 46.385 veículos registrados nos meses de janeiro até o dia 22 de fevereiro deste ano. Em segundo lugar vêm as motos e motonetas, com 27.765 emplacamentos. Já 7.640 caminhões e ônibus foram para as ruas nesse período. 

A quantidade de veículos que começaram a circular nas vias de Três Lagoas, em 2017, cresceu 1,8% em relação a todo o ano de 2016. Se comparado o momento atual com os dois últimos anos, o aumento da frota é de 2,59%. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dado acompanha o crescimento nacional. O Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos, sendo que há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.

O Departamento Municipal de Trânsito avalia que o crescimento da frota gera impactos no trânsito, como falta de estacionamentos, mais acidentes e ainda contribui para a imprudência de motoristas. Dessa forma, a pasta garante que tem desenvolvido um plano de mobilidade urbana, com intuito de garantir mais segurança para quem trafega na região. 

MAIS NÚMEROS
Com 117 mil habitantes na cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota de 81,7 mil veículos supera o número de moradores de outros municípios de Mato Grosso do Sul, como Paranaíba, Nova Andradina, Sidrolândia. Porém, já quase se aproxima da quantidade de habitantes em Ponta Porã (89 mil). 

As vendas de veículos novos subiram 9,23% no Brasil em 2017, encerrando um período de 4 anos seguidos de queda, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao todo foram emplacados 2.239.403 automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no ano passado. Para o ano, a federação prevê crescimento de 6% nas vendas em relação a 2017.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas