RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Três Lagoas tem mais de 10 mil cães e gatos, estima CCZ

Três Lagoas deve ter mais de 10 mil cães e gatos, segundo estimativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que no último dia 6 iniciou o recenseamento dos animais domésticos.

Por Redação
23/05/2013 • 07h02
Compartilhar

Três Lagoas deve ter mais de 10 mil cães e gatos, segundo estimativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que no último dia 6 iniciou o recenseamento dos animais domésticos. Somente na Vila Piloto, o CCZ apurou uma população de mais de 900 cães. Um balanço parcial da contagem aponta uma média de um animal para cada grupo de 10 habitantes.

O resultado surpreendeu o coordenador do CCZ, Antônio Luiz Empke. De acordo com ele, o processo de repopulação de animais em Três Lagoas na última década - quando houve o surgimento da leishmaniose no município - foi grande. “Realmente me surpreendeu. Até então, estimava que a população canina fosse de cerca de 10 mil animais. Hoje, acredito que estamos muito acima disso se continuarmos nesse mesmo ritmo”, destacou. Para se ter uma base, apenas na Vila Piloto foram 991 cães contabilizados pelas equipes de pesquisa. O total equivale a uma média de quase um animal para cada grupo de dez habitantes.

Outro ponto que chamou a atenção do coordenador foi o alto índice de fêmeas. Um dos objetivos do Censo Canino, segundo Empke, é identificar a população de cadelas e avaliar se será necessária a intervenção do CCZ para o controle de nascimentos. “A princípio, esse projeto será destinado à castração de gatos, cujo processo de reprodução é extremamente rápido. Porém, se identificarmos, neste Censo, que na população canina as fêmeas são maioria, o procedimento também será disponibilizado para cães”, disse.

Conforme os dados parciais, nos três bairros cujos trabalhos já foram concluídos, foram identificados 934 machos e 1004 fêmeas. O caso que mais chamou a atenção, porém, foi o da Vila Piloto: 533 fêmeas para 413 machos. “Esse índice nos preocupa bastante. Mas, já na Vila Alegre, a situação se inverte: são 471 machos para 423 fêmeas. Por isso, temos que aguardar o resultado do censo para definir o projeto de castração”, disse. Enquanto isso, o município dará início à construção dos novos laboratórios do CCZ e uma sala de cirurgias.

VACINADOS

Outro aspecto que chamou a atenção no resultado parcial do censo é o índice de cães e gatos vacinados. No primeiro caso, dos 1983 animais, pouco menos da metade, 830, estão com a carteira de vacinação contra raiva em dia. No caso dos gatos, a proporção é ainda menor: apenas 151 animais estão imunizados contra a doença. O coordenador explica que, nesses casos, os pesquisadores preenchem uma fixa e depois a equipe de zoonoses retorna ao local para a vacinação. Além disso, ele lembra que na sede do CCZ há doses disponíveis para a população.

LEISHMANIOSE

O mesmo sistema de agendamento também é utilizado para os casos de animais suspeitos de estarem contaminados pela leishmaniose. Segundo Empke, até o momento foram realizadas 160 coletas de sangue pelos agentes do CCZ. A Vila Piloto foi o bairro com maior índice de coletas, 124 ao todo. Na Vila Alegre, foram 35 amostras encaminhadas para laboratório e, no Set Sul, foi registrado um exame.

“As equipes são orientadas a avaliarem se os cães estão com sintomas de leishmaniose. Caso encontrassem cães com alguma característica da doença, eles pedem autorização dos moradores para a realização do exame. Todas as coletas foram autorizadas pelos proprietários e eles também aceitaram, em caso de resultado positivo, a eutanásia do animal”, disse.

Empke explicou que parte dos exames deverão chegar na próxima semana. Entretanto, ele acredita que o índice de resultados positivos será baixo. “Do total de material coletado, 12% de toda a população contabilizada até agora, acredito que 40% dê leishmaniose”, disse.

Nesta semana, o Censo Canino está no bairro Jardim dos Ipês. Em seguida, passará pelo Jardim Brasília, Nossa Senhora Aparecida e Santos Dummont. O coordenador da zoonoses acredita que a contagem seja concluída dentro de 60 dias, 30 a menos se comparado ao prazo inicial. Ao todo, sete pessoas trabalham no censo e a previsão é de que outros quatro servidores sejam incluídos na equipe a partir da próxima semana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas