Rádios On-line
TRÂNSITO

Três Lagoas tem quase um veículo para cada habitante

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, Três Lagoas tem 79,5 mil veículos

25 MAR 2017 - 08h:57Por Ana Cristina Santos

A frota de veículos de Três Lagoas vem acompanhando o crescimento econômico, industrial e populacional da cidade que, praticamente tem um carro para cada habitante. A frota de veículos de Três Lagoas obteve um crescimento de 36,68% no período de 2010 a 2016. O percentual equivale a 28.970 veículos no período, e um crescimento anual de 4.829 automóveis. A taxa de crescimento anual de veículos em Três Lagoas é de 6,11%.

Três Lagoas encerrou 2016, com 78,9 mil veículos cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), hoje, são 79,5 mil. E, segundo estimativa do IBGE, a cidade tem 115 mil habitantes. Analisando o crescimento do período e fazendo uma comparação com a população, é possível chegar a uma estimativa de 1,45 pessoas para cada carro- praticamente um veículo para cada habitante. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Flávio Thomé, Três Lagoas tem ainda uma frota flutuante estimada em dez mil veículos. 

Com o aumento da renda populacional e o crescimento da oferta de oportunidades de obtenção de veículos motorizados, a tendência é o crescimento exacerbado desses modais, em destaque, automóveis, motocicletas e motonetas.

Utilizando a média da taxa de crescimento anual de 6,11%, conclui-se que o aumento da frota dentro de cinco anos, chegue a 103.140 veículos. Para 2030, a estimativa aponta que Três Lagoas tenha 151, 4 mil veículos e 147, 2 mil habitantes. A estimativa de veículos ultrapassa a quantidade estimada de habitantes para o período, sendo assim, é possível chegar a um número de um veículo para cada habitante dentro de um período de 15 anos, caso não ocorra nenhuma medida preventiva.

Com a tendência deste crescimento, a malha urbana e sua mobilidade podem ser comprometidas devido a problemas referentes a fluxos e congestionamentos. Os dados constam no diagnóstico e prognóstico do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que será apresentado à sociedade, em audiência pública a ser realizada no dia 27 do próximo mês.

O objetivo do Plano é diagnosticar todos os problemas existentes em relação à mobilidade urbana do município, promover projeções tendenciais e de melhorias, contemplando: Acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita; áreas de estacionamento; áreas e horários de acesso restrito; circulação viária; distribuição de bens, cargas e descargas; infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; mobilidade no espaço público de pessoas e mercadorias; polos geradores de tráfego; serviços de transporte coletivo; sistemática de avaliação, táxis, mototáxi, transporte escolar e fretamento.

A criação do Plano, atende a Lei Federal nº. 12.587, de 03 de janeiro de 2012. O estudo foi elaborado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e Cultura (FAPEC), contratada pela Prefeitura de Três Lagoas, em agosto, do ano passado. Durante esse período, a empresa faz um levantamento de todo o sistema viário de Três Lagoas, apontando os principais gargalos e soluções para melhorar o trânsito da cidade. 

Deixe seu Comentário