RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Três Lagoas tem quase um veículo para cada habitante

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, Três Lagoas tem 79,5 mil veículos

Por Ana Cristina Santos
25/03/2017 • 08h57
Compartilhar

A frota de veículos de Três Lagoas vem acompanhando o crescimento econômico, industrial e populacional da cidade que, praticamente tem um carro para cada habitante. A frota de veículos de Três Lagoas obteve um crescimento de 36,68% no período de 2010 a 2016. O percentual equivale a 28.970 veículos no período, e um crescimento anual de 4.829 automóveis. A taxa de crescimento anual de veículos em Três Lagoas é de 6,11%.

Três Lagoas encerrou 2016, com 78,9 mil veículos cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), hoje, são 79,5 mil. E, segundo estimativa do IBGE, a cidade tem 115 mil habitantes. Analisando o crescimento do período e fazendo uma comparação com a população, é possível chegar a uma estimativa de 1,45 pessoas para cada carro- praticamente um veículo para cada habitante. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Flávio Thomé, Três Lagoas tem ainda uma frota flutuante estimada em dez mil veículos. 

Com o aumento da renda populacional e o crescimento da oferta de oportunidades de obtenção de veículos motorizados, a tendência é o crescimento exacerbado desses modais, em destaque, automóveis, motocicletas e motonetas.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizando a média da taxa de crescimento anual de 6,11%, conclui-se que o aumento da frota dentro de cinco anos, chegue a 103.140 veículos. Para 2030, a estimativa aponta que Três Lagoas tenha 151, 4 mil veículos e 147, 2 mil habitantes. A estimativa de veículos ultrapassa a quantidade estimada de habitantes para o período, sendo assim, é possível chegar a um número de um veículo para cada habitante dentro de um período de 15 anos, caso não ocorra nenhuma medida preventiva.

Com a tendência deste crescimento, a malha urbana e sua mobilidade podem ser comprometidas devido a problemas referentes a fluxos e congestionamentos. Os dados constam no diagnóstico e prognóstico do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que será apresentado à sociedade, em audiência pública a ser realizada no dia 27 do próximo mês.

O objetivo do Plano é diagnosticar todos os problemas existentes em relação à mobilidade urbana do município, promover projeções tendenciais e de melhorias, contemplando: Acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita; áreas de estacionamento; áreas e horários de acesso restrito; circulação viária; distribuição de bens, cargas e descargas; infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; mobilidade no espaço público de pessoas e mercadorias; polos geradores de tráfego; serviços de transporte coletivo; sistemática de avaliação, táxis, mototáxi, transporte escolar e fretamento.

A criação do Plano, atende a Lei Federal nº. 12.587, de 03 de janeiro de 2012. O estudo foi elaborado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e Cultura (FAPEC), contratada pela Prefeitura de Três Lagoas, em agosto, do ano passado. Durante esse período, a empresa faz um levantamento de todo o sistema viário de Três Lagoas, apontando os principais gargalos e soluções para melhorar o trânsito da cidade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas