RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Três-lagoenses aderem à campanha ?Pare de agredir seu rim?

Centenas de pessoas sanaram dúvidas sobre as doenças renais

Por Arthur Freire/JP
12/03/2013 • 09h07
Compartilhar

Cerca de 500 pessoas participaram da Campanha Nacional de Prevenção a Doenças Renais com o tema “Pare de agredir seu rim”, na praça Senador Ramez Tebet, na manhã do último sábado. O evento é uma inciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). No estado de Mato Grosso do Sul, somente dois hospitais aderiram às ações de prevenção: o Auxiliadora, de Três Lagoas, e, a Santa Casa, de Campo Grande.

Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital Auxiliadora, o evento foi um sucesso. A população aderiu à campanha e sanou as dúvidas em relação ao rim. 

Para o médico nefrologista, Renato Pontelli, o objetivo da campanha foi atingido já que as pessoas buscaram informações sobre a prevenção às doenças renais.

Conforme a assessoria de imprensa, os três-lagoenses também aproveitaram a oportunidade para aferir a pressão arterial e verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC). 

Uma equipe do programa DST/AIDS também participou do evento. Segundo dados do programa, foram realizados em 19 pessoas quatro tipos de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), totalizando 76 testes. No total, três pacientes tiveram resultados positivos para sífilis. Eles foram orientados a procurar tratamento no Centro de Testagem e Acompanhamento de Três Lagoas.

NÚMEROS
Em Três Lagoas, hoje, são 60 pacientes em tratamento de hemodiálise. Desses doentes, 60% perderam o rim em consequência de doenças como hipertensão e diabetes. Porém, há outros males que causam a perda dos rins: a obesidade e o tabagismo. Além disso, o consumo em excesso de medicamentos anti-inflamatórios também ser um agravante para a doença.

Outro dado preocupante é que para cada doente em hemodiálise há mais de duas ou três pessoas com a doença, porém, sem saber disso. Um conselho de Pontelli é que as pessoas bebam em média dois litros de água por dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas