RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

UFMS conclui estudo sobre a Lagoa Maior

Plano de Manejo define as principais ações que devem ser executadas para preservar o meio ambiente

Por Arthur Freire/JP
18/01/2013 • 07h54
Compartilhar

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entregará à prefeitura, no final deste mês, a conclusão do Plano de Monitoramento da Lagoa Maior. O plano emergencial para o monitoramento da lagoa foi realizado e entregue em setembro do ano passado à prefeita Márcia Moura. Na ocasião, foi assinado um convênio com a UFMS e entregue equipamentos de análises para a universidade elaborar o Plano de Manejo completo para as três lagoas do município e concluir o estudo referente à Lagoa Maior.

De acordo com a professora de biologia da UFMS, Maria José Vilela, uma das responsáveis pela elaboração do plano, durante todo o ano passado foram realizadas várias coletas e análises, e no final de 2012, foi feito um diagnóstico mais preciso para conclusão do estudo. No levantamento realizado em dezembro, segundo a professora, uma das questões que chamou atenção foi a quantidade de lixo existente dentro da lagoa. “Observando de fora, a gente não percebe, mas, passando uma rede, sai muito lixo, como sacos plásticos, latas de cerveja, de refrigerante, pneus, entre outros. É um absurdo o que tem de lixo dentro da lagoa. Isso tudo colabora para perda da qualidade ambiental do local, o que ameaça, inclusive, a saúde dos animais que vivem ali”, destacou.

O Plano de Manejo define as principais ações que devem ser executadas para preservar o meio ambiente e o ecossistema da Lagoa Maior. Segundo Maria José, a partir de fevereiro, deve ser iniciado o estudo das outras duas lagoas, com a mesma finalidade. De acordo com a diretora da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Paula Mendes, algumas questões sugeridas no estudo estão sendo aplicadas em relação à Lagoa Maior, como o monitoramento das macrofitas, da qualidade da água, manutenção, entre outros. Entretanto, outras sugestões dependem de recursos, bem como de uma ampla discussão em razão de serem assuntos considerados polêmicos.

Confira a matéria completa na edição Nº 5.116 de 18 de janeiro de 2013, do Jornal do Povo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas