RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

UFMS de Três Lagoas disponibiliza 580 vagas em 2013

Preenchimento das vagas será através do Sisu

Por Arquivo JP
04/01/2013 • 08h01
Compartilhar

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece 580 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o campus de Três Lagoas. Conforme listagem do Sisu, disponibilizada no site oficial, o curso com maior número de vagas disponíveis é também um dos mais concorridos no município. Trata-se da graduação em administração de empresas (bacharelado), com 60 vagas abertas. Em segundo lugar, está o mais concorrido, Direito (bacharelado), com 55 vagas; Matemática (licenciatura), também com 55 vagas abertas. (Confira a tabela com todos os cursos ao lado).

Ao todo, o processo seletivo irá preencher vagas para 13 cursos - cinco deles para bacharelado e o restante para licenciatura. Os cursos de Direito (integral), Engenharia da Produção e bacharelado em Geografia abrem vagas apenas em junho. 

Em todo o Mato Grosso do Sul, serão 6,7 mil vagas no Sisu, distribuídas em três instituições de ensino superior. Segundo dados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC), serão 4,1 mil vagas na UFMS; 2,3 mil na Universidade Estadual (UEMS) e 240 no Instituto Federal (IFMS). 

As vagas para todo o país estão disponíveis apenas para consultas no site oficial do Sisu até o dia 7 de janeiro, data em que terão início as inscrições. Para concorrer no processo seletivo, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002. 

Segundo informações do MEC, cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas. Porém, precisa especificar a ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso e turno. O prazo para matrícula encerra-se no dia 11 de janeiro.

Três dias depois, em 14 de janeiro, deverão ser convocados os aprovados na primeira chamada.  A segunda etapa acontecerá no dia 28 de janeiro de 2013.

A lista das chamadas estará disponível no site do Sisu na internet ou nas instituições para as quais efetuou inscrição. Em caso de notas idênticas, o sistema de desempate adotado prevê análise de nota obtida na redação, nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O processo de matrículas também será realizado em duas etapas. A primeira acontecerá entre os dias 18 e 22 de janeiro, para os convocados na primeira chamada. Já a segunda, nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro, para os aprovados na segunda convocação.

ESTADO
As vagas da UFMS estão distribuídas em Campo Grande (2.130), Três Lagoas (580), Corumbá (515), Nova Andradina (110), Chapadão do Sul (100), Ponta Porã (150), Aquidauana (320), Naviraí (120), Coxim (50) e Paranaíba (40).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas