Rádios On-line
7926
HONORIS CAUSA

UFMS de Três Lagoas homenageará educadora e viúva de Paulo Freire

Nita Freire receberá o título Doutor Honoris Causa, honraria por importância à sociedade

17 MAI 2018 - 07h:02Por Redação

Nos próximos dias 16, 17, 18 e 19 de maio, acontecerá na UFMS em Três Lagoas, a XIX Semana de Educação, organizada pelo curso de Pedagogia da Instituição. Durante o evento, Ana Maria Araújo Freire, professora doutora em Educação e viúva do filósofo e educador Paulo Freire, será homenageada com o título Doutor Honoris Causa.

A semana terá como tema principal os conceitos e ensinamentos passados por Paulo Freire para a área da pedagogia e da educação em geral. O evento contará com mesas redondas, mini-cursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos, todos voltados ao tema da educação como ferramenta para uma sociedade melhor.

A coordenadora do evento, Profª. Draª. Silvana Bispo ressalta a importância do evento para a cidade. “É um marco para a educação de Três Lagoas e região porque traz uma discussão sobre a educação libertadora, crítica e humanizadora na perspectiva de Paulo Freire. E entre os convidados e palestrantes, existe uma vasta experiência nos aspectos práticos e teóricos de Paulo Freire, então os conteúdos discutidos e transmitidos serão de grande aproveitamento para os presentes”, afirma.

Homenageada

Ana Maria Araújo Freire, chamada carinhosamente de Nita por amigos, nasceu em Recife (PE), em 13 de novembro de 1933. Ana Maria é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Filha de educadores, casou-se em 1988 com Paulo Freire, educador e importante filósofo brasileiro, cujo trabalho influenciou e ainda influencia a educação no país e até fora dele.

Após a morte do marido em 1997, Ana Maria vem agindo como sucessora legal da obra de Paulo Freire, organizando e publicando seus livros inéditos e traduzindo suas obras escritas para outras línguas.

O título Doutor Honoris Causa, com o qual Nita Freire será homenageada, representa uma honraria e reconhecimento do valor do homenageado à sua área de atividade, e à sociedade de maneira geral, por seus méritos ou atitudes e também tem grande importância para a Universidade que atribui o título.

XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO DA UFMS – Educar para a libertação: Concepções de Paulo Freire

QUANDO: 16 (19h), 17 (19h), 18 (19h) e 19 (7h30min) de maio

LOCAL: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus 2 Três Lagoas – Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484.

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300