Rádios On-line
Caminhão de Prêmios Urna Interna
EDITORIAL

Uma data a se comemorar

28 ABR 2018 - 09h:45Por Redação

Apesar do excesso de pontos facultativos nas repartições públicas e do elevado número de feriados nacionais, dos estados e das cidades, este 1º de maio deve ser comemorado pelo trabalhador brasileiro. Para isso, basta comparar dados como a ampliação da jornada, achatamento salarial, descontos e encargos pesados em folha de pagamento, tabela de Imposto de Renda desatualizada etc. com levantamentos que apontam aumento da produtividade do trabalhador na última década.

Antes de acrescentar novos dados ou comparações, é bom salientar que trabalhador não é somente o que tem ou não uma carteira assinada. Quem assina, o patrão, também é trabalhador.

A comemoração de datas como essa enfrenta um sério desgaste, nos últimos anos, em que patrões e empregados foram atirados para dentro de trincheiras e tiveram “armas” colocadas em suas mãos para uma verdadeira guerra de quem fazia demais e ganhava de menos e de quem pagava muito por pouco que recebia. As relações se desgastaram em meio a batalhas em que os dois lados foram usados como massa de manobra e que só sobrevivem até hoje porque possuem valores próprios. 

Essa queda para dentro de trincheira - mergulho, na verdade, para alguns segmentos - não poderia resultar em nada senão no despertar das consciências. Patrão é trabalhador e trabalhador é seu próprio patrão. E isso não tem a ver com a infindável discussão da exploração de mão de obra, das elites x chão de fábrica, ou do empobrecimento das relações. Tem a ver com a conscientização de que nenhum país será moderno se as duas forças de trabalho não caminharem na mesma trilha. 

Pode parecer lento ou ainda ineficaz, mas o Brasil está caminhando para a consolidação de relações menos conflitantes e desvinculadas de outros interesses. A reforma trabalha contribui para isso. Basta haver maturidade. 
Ainda por outras razões, trabalhadores têm o direito de comemorar este feriado. Um dos mais justos do calendário.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13