RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Uma pessoa é infectada com HIV a cada três dias em Três Lagoas

Dez novos casos foram registrados entre janeiro e fevereiro de 2018, no município

Por Kelly Martins
08/02/2018 • 08h50
Compartilhar

Três Lagoas tem atualmente 700 pessoas vivendo com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, do mês de janeiro até a primeira semana de fevereiro, foram diagnosticados 10 novos casos da doença, ou seja, a cada três dias uma pessoa é infectada com o vírus, no município.

O número é alto e gera alerta às autoridades de Saúde na região. Se comparado com o mesmo período do ano passado, por exemplo, foram cinco casos de HIV registrados. Levantamento realizado pela Assistência Social do Programa Municipal IST/AIDS/HV, revela que a cada ano Três Lagoas registra aumento de pessoas infectadas com HIV.

A maioria é jovem, com idades entre 20 e 30 anos, e que têm ensino médio completo. Em seguida, aparecem as pessoas com idade entre 31 e 40 anos e, em terceiro lugar, pessoas cuja faixa etária vai dos 41 aos 50 anos. Por conta do crescimento de pacientes é preciso ficar em atento aos meios de prevenção.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas que tem o vírus HIV podem ou não desenvolver a Aids, doença que ataca o sistema imunológico. O HIV é o estágio inicial da doença, quando a carga viral é baixa e ainda não destruiu o sistema imunológico do soropositivo. 

Prevenção

Desde o início da semana, equipes da secretaria e do programa têm promovido ações de orientação e combate à doença, principalmente, no Carnaval. O alerta também vale para outras doenças sexualmente transmissíveis como, HPV (Papilo Vírus Humano), Herpes Genital, Gonorreia, Hepatite B e C e Sífilis.

A partir de sábado (10) as ações serão intensificadas com distribuição de preservativos, gel lubrificante e panfletos educativos, em bares, lanchonetes e casas noturnas da cidade, segundo a coordenadora da equipe do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento do IST-Aids/HV, Susie Donero.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas