RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

União autoriza prefeitura a usar áreas da antiga ferrovia no centro da cidade

Reunião neste sábado, na antiga NOB, vai apresentar os detalhes do contrato

Por Ana Cristina Santos
02/09/2017 • 07h41
Compartilhar

O governo federal autorizou a Prefeitura de Três Lagoas a utilizar áreas que pertenciam à antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), hoje de propriedade da União. O prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) assinou nesta quinta-feira (31) um termo de compromisso com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a cedência de áreas desocupadas no perímetro urbano. Entre elas, a do prédio da antiga Estação Ferroviária, no centro da cidade.

A passagem da escritura dos terrenos depende de negociação em andamento entre a prefeitura e o Departamento de Patrimônio da União – um processo de se arrasta há mais de 20 anos, com cobrança de IPTU pelo município e de uso irregular de terrenos pelo governo federal.

O documento também foi assinado pelo diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Charles Magno. Os senadores Pedro Chaves (PSC/MS) e Waldemir Moka (PMDB/MS), bem como o presidente da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, André Bittencourt (PSDB), e o secretário parlamentar da senadora Simone Tebet (PMDB/MS),Luiz Carlos Perotto, também acompanharam a assinatura do documento.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos cedendo áreas que estavam abandonadas em função do contorno ferroviário que nós mesmos construímos para retirar os trilhos do centro da cidade. Agora, o município vai poder revitalizar a área, fazer investimentos, trazendo uma ampla cadeia de produtividade para Três Lagoas. Eu não tenho dúvida que a prefeitura vai gerir o imóvel com muita competência”, destacou Charles Magno.

O Dnit vai pedir a retirada dos trilhos à empresa Rumo/ALL, responsável pela operação da ferrovia, mas liberou a limpeza dos terrenos à prefeitura “para fazer as interferências necessárias na área”.

De acordo com Guerreiro, a revitalização das áreas, que abrigam diversos prédios, além da antiga estação, vai melhorar a mobilidade urbana e eliminar problemas, como o uso dos imóveis por usuários de droga e moradores de rua.

“Foram dezenas de conversas e reuniões [com o Dnit]. Persistimos neste objetivo e, agora, conseguimos mais essa conquista para Três Lagoas. Com esse documento, o município tem poderes para iniciar o processo de viabilização de recursos e, posteriormente, a revitalização da área”, destacou o prefeito.

Pedro Chaves se colocou à disposição para viabilizar recursos. Waldemir Moka disse que pedirá recursos no orçamento da União para 2018 para a execução de obras e a revitalização do local. Simone Tebet também se colocou à disposição para ajudar a buscar recursos. “Ficamos felizes de que o processo que começamos será finalizado pelo prefeito Ângelo Guerreiro. Ele poderá contar conosco para os próximos passos”, destacou a senadora.

O presidente da Câmara disse que a cidade merece essa conquista. “É uma vitória muito esperados pela sociedade. Agora, vamos trabalhar para conseguir recursos de revitalização desta área”, afirmou Bittencourt.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas