RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Único Instituto de Biomassa do Brasil já está em funcionamento na cidade

Três Lagoas será referência nacional e internacional em pesquisa de transformação da biomassa com foco na indústria

Por Ana Cristina Santos
16/09/2017 • 07h39
Compartilhar

O Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) de Três Lagoas já está em funcionamento. Esse é o único instituto do Brasil de transformação da biomassa, com foco na indústria. O instituto trabalha em duas linhas: na área de energia renováveis, e na de biotecnologia.

De acordo com a diretora do ISI Biomassa, Carolina Andrade, no Brasil existem 25 institutos de inovação. No entanto, o único voltado para a transformação da biomassa com foco na indústria é o de Três Lagoas. “Existem outros da Embrapa, mas com foco na produção da biomassa, e o nosso não, o foco é transformar a biomassa”, explicou.

O ISI Biomassa recebeu investimentos de R$ 35 milhões, e foi construído em uma estrutura do barracão da antiga oficina da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB), no bairro Santa Luzia, que é tombado como patrimônio histórico e foi restaurado. O instituto entrou em funcionamento no mês passado, e deve ser entregue oficialmente, no próximo mês, durante solenidade de inauguração.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretora informou que algumas pesquisas já estão em andamento, mas devido cláusulas de confidencialidade, não podem ser divulgadas. Carolina disse que Três Lagoas será referência nacional e internacional em pesquisa de biomassa. O ISI, inclusive, já tem contrato com empresas de outros países. 
A escolha de Três Lagoas, de acordo com Carolina, deve-se ao fato do município já ser um polo gerador de biomassa, como as indústrias de papel e celulose, entre outras. Além disso, tem a Usina Termelétrica da Petrobras. O instituto vai atuar, inclusive, no processo de pesquisa de transformação de geração de energia renovável para a termelétrica.

Atualmente, o instituto conta com 20 pesquisadores, incluindo doutores e mestres, além de bolsistas. Mas atua também, em rede com outros institutos e em parceria com universidades. Segundo a diretora, além de ser referência em biomassa, o instituto representa atração de um polo de capital intelectual, que faz todo o diferencial.  

CELULOSE

Em um dos laboratórios em funcionamento, é trabalhado o escalonamento do processo de transformação de determinado resíduo em bio-óleo. Como exemplo, a casca do eucalipto é transformada em bio-óleo. 
O ISI Biomassa será importante, inclusive para atender a demanda das empresas de celulose de Três Lagoas, que acabam contratando pesquisas de institutos de outros países, uma vez que, antes não existia um de biomassa de transformação no Brasil. No final do ano, Três Lagoas vai receber pesquisadores internacionais em encontro a ser sediado no município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas