RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Unidade da UFMS dará lugar a uma clínica escola e fábrica de software

No ano passado, o local abrigava mais de 300 estudantes de Letras e Pedagogia que foram transferidos para a unidade 2

Por Kelly Martins
14/12/2019 • 07h46
Compartilhar

Uma clínica escola e também uma fábrica de software serão instaladas na unidade 1 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que fica na avenida capitão Olyntho Mancini, em Três Lagoas. Os dois projetos são desenvolvidos por professores e estudantes dos cursos de medicina e de sistema de informação. De acordo com o diretor do campus, Osmar Jesus Macedo, são aulas práticas e estágios que deverão beneficiar a população com atendimentos no setor da saúde em diversas especialidades, por exemplo, como pediatria, ginecologia, ortopedia, entre outros. 

A intenção é que os dois projetos sejam colocados em prática a partir do primeiro semestre de 2020 ao passo que já foram aprovados pela reitoria e aguardam apenas análise de recurso. A obra de reforma e adaptação do prédio para a escola clínica foi orçada em R$ 630 mil. Em relação à instalação da fábrica de software, segundo o diretor do campus, não será necessário muito recurso. 

“Os alunos de medicina precisam de uma série de campos de prática de ensino. Então eles precisam de estágio junto ao hospital, às unidades básicas de saúde, na área de psiquiatria que, nesse caso, eles já fazem em uma clínica em Paranaíba. E esses estudantes também precisam acompanhar as especialidades e aqui em nossa cidade estamos carentes disso. Por isso, acredito que a escola clínica poderá ajudar no atendimento. O projeto de software depende de menos recursos. Precisamos de alguns computadores, alguns acessórios. Esses alunos poderão ajudar microempresários, auxiliar pessoas que demandam algum trabalho de informática. Dessa forma, os alunos vão desenvolvendo em habilidades técnicas e de formação”, concluiu o diretor Osmar Jesus. Os pacientes vão passar por uma triagem antes de serem atendidos, segundo a diretoria.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TRANSFERÊNCIA

Até o ano passado a unidade 1 da UFMS abrigava mais de 300 estudantes dos cursos de letras e pedagogia. No entanto, todos foram transferidos para a unidade 2, que fica na avenida Ranulpho Marques Leal. A biblioteca da unidade 1 serve atualmente como acervo. O diretor explicou que ela sobre após a solicitação de estudante ou de alguma pessoa que queira realizar pesquisa específica. 

No local não há nenhum servidor para atendimento ao público. Por outro lado, a unidade possui ainda a escola jurídica formada por estudantes do curso de direito. Eles oferecem gratuitamente assistência jurídica às pessoas que buscam por ajuda quanto às ações judiciais, como de reconciliação, processos, recursos e qualquer orientação nessa área. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas