RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Vacina contra gripe não será liberada à população

Campanha nacional terminou nesta sexta-feira e imunizou 105% do público-alvo

Por Tatiane Simon
02/06/2019 • 07h00
Compartilhar

A vacinação contra gripe Influenza não será liberada para a população de Três Lagoas. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (31) pelo Setor de Imunização ligado à Secretaria Municipal de Saúde, que alegou não possuir mais doses de vacina contra a gripe. O setor  informou que as doses eram suficientes apenas para atender à demanda dos grupos prioritários.  O Setor também sustenta que o Ministério da Saúde não enviará nova remessa à Secretaria estadual e, portanto, o município permanecerá desabastecido. Ao contrário de Três Lagoas, a liberação para o restante da população ocorrerá em outros municípios de Mato Grosso do Sul.  

A campanha nacional, iniciada em 10 de abril, terminou ontem (31) e as doses foram aplicadas somente em quem faziam parte dos grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Três Lagoas conseguiu ultrapassar a expectativa e vacinou mais de 2 mil pessoas a mais. A meta era   imunizar 30,4 mil moradores, o que representa 90% do público-alvo. Porém, o município conseguiu vacinar 32,2 mil pessoas e atingiu a marca de 105% da meta. A vacina disponibiliza pela rede pública imuniza contra dois vírus Influenza A (H1N1 e H3N2 ) e um vírus Influenza B. 

BALANÇO

O relatório da campanha  indica que o maior índice de cobertura  ficou entre os professores, com 114% de imunização, seguido por doentes crônicos, com 110% e, em terceiro lugar, os trabalhadores da saúde, com 109%. Na sequência, o grupo dos idosos com 103% do total e 91% das crianças receberam a vacina durante a campanha. Puérperas e gestantes aparecem como as que menos foram imunizadas, com 82% e 67%, respectivamente.

Os grupos foram definidos pelo Ministério da Saúde e valem para todas as campanhas de imunização no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas