RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Vacinação contra gripe é estendida por mais uma semana em Três Lagoas

Prorrogação da campanha até dia 22 de junho é do Ministério da Saúde por causa dos baixos índices de cobertura de imunização contra a gripe

Por Tatiane Simon
14/06/2018 • 14h42
Compartilhar

A campanha de vacinação contra gripe Influenza-A, que terminaria nesta quinta-feira (14), é estendida por mais uma semana em Três Lagoas. Agora, a campanha encerra no próximo dia 22.  A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que acatou decisão do Ministério da Saúde.

Conforme nota à imprensa, o objetivo é aumentar a cobertura de vacinação, já que houve baixa procura nos postos de saúde de todo o país. Do total de 23, 6 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de risco e que tem direito de tomar a vacina, pouco mais de 15 mil foram imunizadas em Três Lagoas. Na maioria dos grupos prioritários, os resultados de cobertura da campanha estão pouco acima dos 55%, ou seja, um pouco mais da metade do número estimado, como é o caso de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, “o que nos preocupa, nesta campanha, são as parciais dos grupos prioritários, que precisam ser vacinados e correm sérios riscos de ficar doentes de gripe”.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em todo o Brasil, apenas 77% do público-alvo foi vacinado. O número é considerado baixo pelas autoridades da Saúde, que estabeleceram como meta a cobertura de 90% dessa população. A meta é imunizar, ao menos, 54 milhões de pessoas.

Em Três Lagoas, como foi divulgado no Boletim Epidemiológico, até agora, haviam sido notificados 14 casos de gripe, sendo três confirmados como H1N1 e um caso de H3N2. Um dos casos confirmados veio a óbito.

Locais

A vacina continua sendo aplicada em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em todas as unidades de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Grupos

Segundo o Ministério da Saúde, precisam ser vacinadas contra a gripe as pessoas que fazem parte dos grupos de risco de contrair a doença, ou seja: pessoas acima de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da Saúde; professores e professoras; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens, no cumprimento de medidas socioeducativas; servidores do Sistema Prisional; e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, mediante apresentação de receita médica, prescrevendo a vacina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas