RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Vacinação durante a gestação não é somente para mães, afirma enfermeira

Familiares que terão contato com o bebê após o parto devem receber a vacina de DPT

Por Tatiane Simon
08/09/2017 • 06h00
Compartilhar

Pessoas que terão ou já têm contato direto com bebês recém-nascidos devem ser vacinadas assim como as gestantes. A informação é da enfermeira obstetra. Doane Martins, em entrevista ao programa A Casa É Sua.

De acordo com a profissional, a regra vale, em especial, para os tios, avós, irmãos e parentes mais próximos, que são os chamados “comunicantes” e elas devem receber a vacina, popularmente chamada por DPT, de tétano, difteria e coqueluche. “Devem receber a vacinação porque ela [a doença] é transmitida para o bebê, que nasce sem nenhuma imunidade e só passa a tê-la a partir do sexto mês de vida”, pontua.

Doane Martins, enfermeira. Foto: Reprodução/TVC

Vale ressaltar que, a enfermeira destaca que é importante checar no cartão de vacinação se o indivíduo está ou não imunizado.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Doane, os anticorpos, as células de defesa da mãe são transferidas ao feto durante a gestação e, após o nascimento, eles chegam ao bebê por meio da amamentação. Assim, mesmo sem ter tomado injeções, seu filho estará protegido contra algumas doenças nos primeiros meses de vida. Apesar de o ideal ser se vacinar antes de engravidar, as imunizações também podem acontecer durante a gestação e no período imediatamente posterior ao parto.

“A vacinação é parte fundamental deste cuidado. A imunização durante a gestação protege não somente mãe, mas também o bebê. A gravidez e a amamentação ajuda proteger a criança até ela poder começar a vacinação infantil”, reforça.

O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda quatro vacinas para a gestante neste período: a influenza; hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano - dT); e a difteria, tétano e coqueluche (dTpa).

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas