Rádios On-line

Vendas devem cair 17% nesta Páscoa

Pesquisa da Fecomércio aponta uma queda de R$ 800 mil em Três Lagoas

12 MAR 2013 - 08h:02Por Arthur Freire/JP

O três-lagoense optou por colocar o pé no freio nesta Páscoa. Conforme pesquisa de opinião pública da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), em parceria com a universidade Uniderp/Anhanguera e Fundação Manoel de Barros, neste ano, o comércio de Três Lagoas lucrará menos com o feriado cristão. 

A pesquisa apontou que cerca de 80% da população economicamente ativa do município – em torno de 65 mil pessoas – deverão ir às compras e gastarão, em média, R$ 74 em cada compra. Aproximadamente 74,15% devem gastar até R$ 50 em cada presente. Outros 33,8% pretendem gastar de R$ 50 a R$ 100 na data. Com isso, o comércio deverá mobilizar R$ 3,8 milhões com a venda de ovos e bombons de chocolate.

O resultado equivale a uma redução de 17% em comparação às vendas previstas para o ano anterior. Em 2012, perto de 91% da população economicamente ativa de Três Lagoas informou que iria às compras na Páscoa. Nesse percentual, a média de consumo também foi maior, de R$ 78 cada uma, o que resultou em um aquecimento de R$ 4,6 milhões no comércio local.

Um dos motivos para a queda pode estar relacionado, além das contas e impostos de início de ano, ao aumento do preço dos ovos de chocolate. Cerca de 60% dos entrevistados pela Fecomércio disseram que os ovos estão mais caros em comparação ao ano passado.

PREFERÊNCIA
A pesquisa mostrou ainda que os ovos de Páscoa continuam sendo a preferência do consumidor para comemorar a data. Dos 80% que deverão ir às compras, a maioria (59%) disse que comprará ovos ao invés de bombons. Esse índice aumentou em comparação ao ano passado, quando 48% preferiram ovos e 34% bombons e barras de chocolate.

Os supermercados também deverão ser os locais escolhidos para as compras de Páscoa. Juntos, eles receberão 47,1% da população economicamente ativa. 

A pesquisa mostrou ainda que as promoções no preço serão a melhor alternativa para aqueles que querem conquistar os consumidores. Quase a metade da população, 48,5%, deverá ir às compras de olho nas principais ofertas de preços. A mesma porcentagem também deverá fazer suas compras à vista, com pagamento em dinheiro. Outros 22,1% deverão utilizar o cartão de débito e 20,6% o cartão de crédito.

PESCADO
A Semana Santa também deverá beneficiar o mercado de pescado de Três Lagoas. Conforme a Fecomércio, 57,3% da população deverão consumir algum tipo de peixe neste feriado. A preferência da grande maioria, 87,5% dos entrevistados, será por peixe fresco. Desses, destaca-se a espécie pintado, escolha de 27% da população. Em segundo lugar em consumo, está o bacalhau, com 12,5% da preferência dos consumidores três-lagoenses. 

A pesquisa da Fecomércio foi realizada entre os dias 1º e 8 deste mês. Em Três Lagoas, foram ouvidas 200 pessoas. Desse total, a maioria, 68,6%, era do sexo feminino, 36% tinham entre 25 e 34 anos e 34,8% contavam com o ensino médio completo. A margem de erro é de 6,58%, tanto para mais quanto para menos.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13