RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Vereadores: Saúde e meio ambiente são prioridades

Entre as metas dos vereadores para esse ano, estão a de cobrar melhorias para saúde e o meio ambiente

Por Redação
23/01/2013 • 08h17
Compartilhar

Entre as metas dos vereadores para esse ano, estão a de cobrar melhorias para a área da saúde, para o meio ambiente, a defesa e proteção dos animais, assim como a defesa do direito do consumidor. Dando continuidade a série de entrevistas com os vereadores, o Jornal do Povo publica na edição de hoje, as metas e prioridades de mais quatro parlamentares para esse ano. 

GILMAR
O vereador Gilmar Garcia Tosta (PT) disse que uma de suas metas nesse ano a frente do Legislativo será a de discutir os grandes problemas relacionados à infraestrutura da cidade. Ele terá como meta também debater mais as questões ligadas ao direto do consumidor, o qual segundo ele, tem sido desrespeitado em Três Lagoas. “Vou propor ações para que os direitos dos consumidores sejam respeitados, já que eles têm levado desvantagem em relação aos empresários”, destacou.

 Outro ponto que será uma das bandeiras de Gilmar será a de cobrar o cumprimento da lei que determina que o cliente permaneça por até 15 minutos nas filas dos bancos. “Esse problema de filas nos bancos e nas lotéricas precisa ser resolvido. Precisamos normatizar essa questão, porque está havendo um desrespeito muito grande com os consumidores”, disse. Segundo o vereador, é preciso haver mais fiscalização por parte do Procon, o qual necessita aumentar a sua estrutura para intensificar esse serviço.

Gilmar, que foi o autor do projeto de lei “dos 15 minutos” disse que pretende propor uma alteração na legislação a fim de que seja aumentado o valor da multa em caso de desrespeito por parte das instituições bancárias. Entretanto, alega que o valor da multa não é baixo, como tem alegado algumas pessoas. “A lei é rigorosa e cabe até cassação da agência bancária. Na quarta notificação isso pode acontecer. Mas, para isso é preciso haver mais fiscalização por parte do Procon”, destacou.

Tosta adiantou que terá também como bandeira propor e cobrar melhorias para a área do meio ambiente. “O meio ambiente em Três Lagoas é degradado. Precisamos criar a lei do código ambiental e também a cultura das pessoas terem mais respeito ao meio ambiente”, disse. Gilmar comentou que não ficará restrito à apresentação de indicações e requerimentos, pois pretende discutir grandes problemas. No entanto, disse que não deixará de cobrar e fiscalizar as ações do Executivo.

TONHÃO 
 O presidente do PMDB, o vereador Antônio Empeke Junior, disse que terá como uma das bandeiras para esse ano, trabalhar para que seja viabilizada a construção de um restaurante popular em Três Lagoas. O empreendimento seria executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e, segundo Tonhão, a população pagaria um valor simbólico por uma comida de qualidade.

Tonhão disse ainda que pretende trabalhar em parceria com o Executivo para que empreendimentos como a construção da Faculdade de Medicina e do Hospital Escola possam ser realidades em Três Lagoas. “Esperamos que até o meio do ano possamos contar também com o aeroporto operando com voos comerciais. Vamos correr atrás disso junto ao Executivo”, destacou.

Ainda de acordo com o parlamentar, a meta será também a de ajudar a prefeita a diminuir o déficit habitacional existente em Três Lagoas. “As expectativas são as melhores para esse ano. Temos certeza que a prefeita Márcia Moura dará boas noticias para a população no decorrer desse ano”, salientou.

BETO 
Já o vereador Beto Araújo (PSD) disse terá como bandeira nesse ano a defesa e proteção dos animais, assim como propôs durante a campanha eleitoral. “As pessoas estão me cobrando nas ruas projetos de proteção e punição as pessoas que cometem crimes contra os animais, assim como em relação ao Centro de Controle de Zoonoses, mas eu digo que vereador não tem poder de punir, isso cabe à justiça, entretanto, vou cobrar punição”, disse.

Beto disse ainda que vai reivindicar a realização de campanha de conscientização em relação à leishmaniose, assim como a doação de coleiras de proteção aos cães contra a doença. Terá como metas também cobrar a realização de mutirões para a castração dos cães e gatos de pessoas carentes, assim como os que vivem nas ruas. “Algumas pessoas têm vários animais e não tem condições de mandar castrar”, destacou.

Ainda de acordo com Beto Araújo, outra meta será a de pleitear a construção de um Centro de Reabilitação de Animais em Três Lagoas. “Todos os animais da região são encaminhados para Campo Grande e muitas das vezes a Polícia Ambiental não têm viatura para fazer o transporte. Vou buscar apoio da iniciativa privada para a construção desse centro”, destacou. No entanto, Beto disse que o seu trabalho não será restrito apenas a questão da proteção dos animais. “Vou trabalhar para cuidar do interesse dos cidadãos e também de questões ligadas ao meio ambiente. Mas, é importante ressaltar que o vereador não tem o poder de executar e sim, de pleitear”, observou.

GIL
O vereador Gilmar Leite, o Gil do Jupiá (PSB), disse que terá como uma das bandeiras principais cobrar melhorias para a área da saúde. Gil comentou que pretende realizar visitas aos postos de saúde para verificar como está o funcionamento. “Já percorri dois postos, conversei com algumas pessoas sem me identificar como vereador e verifiquei que a prefeita Márcia precisa melhorar algumas questões”, disse.

Gil comentou também que terá como bandeira, o social. “Pretendo dar continuidade ao trabalho que eu sempre fiz junto à população. Vou continuar com a doação de brinquedos e peixes. Meu gabinete estará sempre de portas abertas à população”, frisou.  O vereador informou que a sua primeira indicação será solicitando a pavimentação asfáltica da rua 38 no, bairro Vila Piloto.

Ele adiantou que pretende ainda cobrar a revitalização da “Prainha de Jupiá”. “Acredito que a revitalização desse local poderá ser benéfica, não apenas para o bairro, mas também para a economia de toda a cidade, pois esse local tem potencial turístico”, frisou.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas