RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Veterinária alerta os perigos de fogos de artifícios para os animais; veja dicas

Especialista dá dicas para tranquilizar e tirar os temores dos animais domésticos

Por Steffany Pincela
31/12/2018 • 13h00
Compartilhar

A chegada do novo ano é sempre motivo de festa e alegria em todos os cantos do país. Mas esta época do ano deixa muitos donos de animais domésticos preocupados. O que fazer com o animal de estimação que sente medo de fogos de artifício?

Portas arranhadas, mordidas, móveis revirados, animais que fogem, se escondem, tem convulsão ou até mesmo morrem, são recorrentes nessas festas. Os cães e gatos que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem aos fogos.

Segundo a veterinária, Raiza Medeiros, os ouvidos dos animais são bem mais sensíveis que os dos seres humanos, por isso do medo e reações inesperadas com os fogos, o que acaba sendo um som novo e alto para eles, que causam temor.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela explica que o animal precisa passar por processos de costumes, para perder o medo de sons como esses. “É interessante que durante o ano, o dono do animal vá acostumando com os sons que são novidades, como: colocar sons de fogos no celular baixinho para ele ouvir, e ir aumentando gradativamente, ou então, colocar a situação que ele sente medo, com uma situação que o agrada, por exemplo, dar um petisco quando ele ouvir um som que lhe causa temor”, pontuou.

Mas para aqueles que não conseguiu preparar o seu pet, ela deixa algumas dicas que tranquilizam o animal na hora do medo:

- Não deixe o animal sozinho

- Coloque-o em um lugar fechado, com porta de janelas fechadas, para não correr o risco de ele tentar fugir e se machucar.

 - Coloque um som ambiente para amenizar o barulho dos fogos.

- De algum brinquedo que ele gosta, ele irá se entreter e nem ficará tão atento ao som de fora

- Deixe sempre a ração e água próximos a ele

- De um petisco para o pet

- Faça brinquedinhos com petiscos dentro, para ele entreter abrindo para encontrar o petisco e comer

- Colocar um pedaço de algodão no ouvido (se necessário)

Ainda de acordo com a veterinária, caso o animar tiver uma convulsão, o dono deve leva-lo ao veterinário para ser medicado. Se ele já tem histórico desse tipo de atitude, o dono não deve deixa-lo sozinho em épocas de festa, e prepara-lo antes com os medicamentos e com o costume dos sons. “Os fogos são comuns em nossa cultura, não tem como evitar. Sempre terá alguém em algum lugar soltando fogos. Os animais podem também se assustar com outros barulhos que sejam altos. Então o melhor a se fazer é preparar os bichinhos para que eles se acostumem com os sons que causam medos. Vai chegar um momento que ele não vai mais sentir temores”, finalizou.

Outro lado

O grupo de voluntária, Protetoras Três Lagoas, realiza um abaixo-assinado na internet, com o objetivo de criar um Projeto de Lei, proibindo fogos de artifício. Segundo uma das voluntárias do grupo, Charlene Santana, os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente em cães, e devido aos transtornos que refletem diretamente no comportamento de animais e provocam graves consequências também, o grupo pede ao poder Executivo e Legislativo de Três Lagoas, que aprove esta lei. “Esta época do ano é quando mais resgatamos animais em ruas, ou em situações de riscos. Nós queremos que essa lei seja aprovada, para que não prejudique os animais da nossa cidade. A festa pode continuar, mas sem prejuízos”, concluiu.

A petição pode ser encontrada na página do Facebook do grupo Protetoras Três Lagoas.

Confira a reportagem abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas