RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Vigilância Sanitária pretende intensificar trabalho de orientação

Setor conta com 14 fiscais os quais atuam por divisão de setores

Por Ana Cristina Santos/JP
30/01/2013 • 10h45
Compartilhar

A Vigilância Sanitária de Três Lagoas está sob nova coordenação. Susana Adomaitis assumiu o cargo no final do ano passado e disse que uma de suas metas será dar maior divulgação ao trabalho do órgão. Segundo a coordenadora, que participou do RCN Notícias da Rádio Cultura na manhã de ontem, o papel da Vigilância Sanitária não é apenas de fiscalização e punição, mas também de orientação.

 Suzana informou que muitas pessoas não têm conhecimento do papel da vigilância e, por isso, às vezes, não interage com o órgão. Ela comentou que as pessoas podem colaborar, denunciado alguma irregularidade. O telefone do órgão é o 3929-18 60. Entretanto, destacou que a vigilância não tem caráter apenas punitivo. “Pretendemos intensificar o trabalho em educação sanitária. A primeira ação da Vigilância Sanitária é de orientar para depois punir, é claro, dependendo do caso”, ressaltou.

Ela comentou que a Vigilância Sanitária conta com 14 fiscais os quais atuam por divisão de setores. “A maioria atua na área de alimentação. Mas, tem outros que trabalham no serviço de saneamento, de saúde e também no setor de saúde do trabalhador”, frisou. Suzana disse que a Vigilância Sanitária está em período de transição da equipe, por isso solicitou um pouco de paciência por parte da população.

A diretora da Vigilância e Saneamento, Neide Yuki, que participou do RCN Notícias também disse que a Vigilância Sanitária de Três Lagoas é uma das mais bem estruturadas do Estado. “A Vigilância tem várias atribuições, e uma delas é a de orientar a população para diminuir os riscos em relação à saúde da comunidade. Os fiscais fazem esse trabalho de palestras e orientação, podem perceber que nos estabelecimentos comerciais os funcionários trabalham com jalecos, tocas e luvas. No começo houver resistência, mas hoje eles já aceitam tranquilamente”, destacou Neide Yuki. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas