RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Você sabe como evitar a tendinite?

Além das mãos, enfermidade pode afetar outras partes do corpo, como os pés, com dor aguda, rigidez e perda de força muscular

Por Valdecir Cremon
04/02/2018 • 08h00
Compartilhar

Muito conhecida por afetar as mãos - sobretudo de pessoas que exercem atividades com esforços repetitivos - a tendinite também pode afetar outras regiões do corpo, como os pés, causando inflamações, dores intensas e até mesmo deformidades, dependendo da gravidade do caso. A tendinopatia na região dos pés costuma acometer principalmente indivíduos que permanecem muito tempo em pé e atletas. 
Mas, como ocorre a tendinite nos pés?
Os tendões, formados por tecido conjuntivo, têm a função de conectar os ossos e os músculos. Se algum tendão sofre uma inflamação a tendinite então aparece, ocasionando dores e dificuldades durante a movimentação. Traumas locais, como pancadas e fraturas, condicionamento físico inadequado, pisada incorreta (pronada ou supinada) e doenças autoimunes também podem provocar a tendinite. 
O mais costumeiro sintoma da doença é a dor aguda, que aparece repentinamente logo após as atividades e movimentos. Ao passar para a fase crônica, a dor da tendinite surge no começo da movimentação e permanece por um tempo. 
Outros sintomas associados podem surgir. Entre eles estão a rigidez, a perda da força muscular na panturrilha, dor ao alongar o tendão machucado, e redução na amplitude do movimento do tornozelo. 
Veja como evitar
• Utilize tênis adequados ao tipo de pisada, sobretudo na prática de esportes e atividades físicas;
• Use palmilhas em gel, que reduzem os pontos de pressão nos pés;
• Faça pausas periódicas após muito tempo de prática esportiva ou após longos períodos em pé, permitindo o relaxamento dos tendões;
• Alongamentos são indispensáveis. Alongue o pé, os tornozelos e a panturrilha após muito tempo em pé ou na mesma posição, e sempre ao levantar pela manhã;
• Faça exercícios que fortaleçam a musculatura das pernas e pés.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas