RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Volta às aulas reacende preocupação com casos de bullying em Três Lagoas

Professores da rede municipal de ensino recebem capacitação para combater este tipo de violência escolar

Por Kelly Martins
07/02/2018 • 16h27
Compartilhar

Mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino rretornam às salas de retornam às aulas a partir de 15 de fevereiro, em Três Lagoas. E grande preocupação dos profissionais de educação é combater os casos de bullying, que ainda são registrados nas unidades educacionais. Para combater este tipo de violência escolar, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu ações pedagógicas junto aos professores, que também receberam capacitação e pretendem aplicar dentro das salas.

No ano passado, segundo a pasta, os educadores tiveram cursos e formação em “Direitos Humanos na Escola”, com o intuito de promover a sensibilização contra as múltiplas violências escolares provocadas pelo bullying. Eles desenvolveram atividades transversais dentro das propostas pedagógicas que privilegiaram a diversidade religiosa, étnica, cultural e econômica.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Leles Guilherme, os profissionais da educação lidam diariamente com conflitos que acontecem dentro das escolas e são responsáveis por mediar essas situações promovendo a cultura da resiliência e paciência.

Leles explica que ofícios foram encaminhados a todas as unidades questionando sobre os registros de bullying no ano anterior. Os diretores registraram alguns exemplos de iniciativas que foram utilizadas para minimizar a violência escolar, sobre a premissa do diálogo e reflexão entre vítimas, agressores e familiares.

“Os alunos (vítima, agressor e plateia) foram convidados a repensar suas práticas e seus pais e responsáveis ficaram cientes das agressões e orientados dentro das particularidades de cada atendimento como poderiam ajudar a escola. Acreditamos que o trabalho de prevenção e combate ao bullying escolar acontece com o envolvimento da comunidade escolar”, afirmou Leles.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas