Rádios On-line
7930
SENAI

Workshop Internacional de Inovação em Biomassa começa nessa quarta

Evento terá painéis e palestras técnicas de doutores e pesquisadores de instituições de renome nacional e internacional

13 MAR 2018 - 15h:16Por Redação

Começa nesta quarta-feira (14) e prossegue na quinta-feira (15), no Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas, o 1º Workshop Internacional de Inovação em Biomassa. O evento vai servir para apresentar o Instituto aos potenciais clientes industriais e parceiros das universidades e institutos de pesquisas nacionais e internacionais.

Durantes os dois dias, o evento contará com painéis e palestras técnicas de doutores e pesquisadores de instituições de renome nacional e internacional, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), a ABBI (Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial) e a ABI (Industrial Agro-Biotechnologies).

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, explica que será apresentado o que há de mais avançado em relação ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para a transformação da biomassa. “O workshop irá tratar de temas relevantes que abrangem todo assunto sobre biomassa, trazendo especialistas de renome, empresários e comunidade acadêmica. É parte da estratégia de consolidação do ISI Biomassa como um dos mais importantes players em produção e processos tanto nacional como internacionalmente”, afirmou.

Programação

No primeiro dia de evento, serão abordados temas como biorrefinarias integradas, Indústria 4.0 na química e biotecnologia, Projeto Midas – Transformando Resíduo em Ouro, potencial da transformação da biomassa em energia, agenda de inovação no Brasil na área de renováveis, patentes na área de renováveis, desafios da biotecnologia na transformação de biomassa, incentivos à inovação no Brasil e tendências na biotecnologia.

14h - Abertura e credenciamento

15h - Abertura do Evento – Jesner Escandolhero – Diretor do Senai/MS – “Economia e Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul” e “Estrutura do Senai do Estado em Prol do Desenvolvimento Local e Nacional”

15h30 - Painel de abertura – “Possibilidades da Inovação em Biomassa em MS e no Brasil”

Participantes: Jesner Escandolhero – Senai/MS, Dra. Carolina Andrade – ISI Biomassa, Marcelo Prim – Senai, representante Biosul, representante Embrapii, representante Abiquim e representante ABTCP

16h30 – Professor-doutor Arne Hessenbruch – MIT – “Inovação em Energia Limpa”

17h -  Professor-doutor Donato Aranda – UFRJ –  “Avanços recentes na Indústria do Biodiesel”

17h30 – Professor-doutor Dr. Eduardo Falabella – UFRJ – “Co-processamento da biomassa na indústria de refinamento de petróleo: a refinaria do futuro”

18h30 – Professor-doutor Ricardo Ramos – Unesp – “Alguns aspectos para aumentar a produção e uso de bioenergia/biocombustíveis”

19h – Professor-doutor Cláudio Donicci – UFMG – “Projeto MIDAS: Transformando resíduo em ouro”

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
BAND
7300