RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

10 lições para cuidar bem de seu dinheiro

Denise Damiani, autora de Ganhar, Gastar, Investir - O Livro do Dinheiro para Mulheres (Sextante), ensina como fazer o salário render

Por Redação
03/05/2018 • 07h54
Compartilhar

1. Tenha um sonho

Para guardar, é preciso ter um objetivo: pode ser comprar um carro, uma casa, viajar… O importante é saber por que decidiu começar a poupar.

2.Desempregada, mas com dinheiro

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você está sem emprego, vai precisar focar em um trabalho provisório. Analise o que tem vontade e habilidade para fazer a partir da necessidade do mercado e dedique-se a isso. Mas essa função não pode atrapalhar seus planos profissionais.

3.Saiba se dar valor

Se está procurando uma nova posição, é preciso negociar sua contratação. A primeira proposta salarial que as empresas oferecem nunca é a melhor que se pode conseguir. Se está contratada, descubra uma forma de aumentar os lucros da empresa – o que geralmente acontece quando se entregam resultados. Conseguiu? Chame o chefe para conversar, mostre os números e diga: “Mereço o aumento porque ajudei na melhora das vendas e gostaria de colher os frutos desse esforço”.

4.Acerte no preço

Se tem um negócio próprio, seu lucro é a diferença entre o que gastou para fazer o produto e o que foi capaz de vender. Então, não adianta só focar na quantidade de itens que saíram das suas prateleiras. Por exemplo: se você vende um brigadeiro a 2 reais, mas gasta 3 reais para fazê-lo, quanto mais vender, mais prejuízo terá. Faça as contas!

5.Não compre por impulso

Antes de passar o cartão e levar para casa aquele vestido lindo, faça a seguinte pergunta: essa compra aumentará meu nível de felicidade a longo prazo? Se não, melhor deixar para lá. Essa análise funciona até com comida, sabia? Pedir pizza na quarta à noite vai deixá-la mais feliz ou depois você se culpará porque poderia ter feito uma escolha melhor para a sua saúde?

6.Faça um planejamento

Defina o que pode gastar por mês. O cálculo é simples: se ganha 5 mil reais e sabe que 2 mil reais estão comprometidos com despesas fixas, mil reais com um curso e mil reais com lazer, ao final de 30 dias terá mil reais para guardar e investir. Confira todos os meses se não fugiu desse plano.

7.Confira seus gastos

Você não precisa anotar tudo para saber quanto gastou em 30 dias. Tire seu extrato e compare os saldos do começo e do fim do mês. Se estourou seu planejamento, analise o que precisa fazer para conseguir se manter na linha. Se fizer isso sempre, aposto que não irá gastar mais do que se propôs.

8.Não esqueça de guardar

Mesmo que seja pouco. Você nunca vai conseguir investir nada se achar que quantidades pequenas não importam.

9.Aprenda sobre investimentos

A aula número 1 é entender se o rendimento vai valer a pena. A rentabilidade é dada com base nos juros da economia, chamados CDI, que hoje estão em torno de 13% ao ano. Não aceite colocar seu dinheiro em nada que renda menos. Lembre-se disso quando for discutir suas opções no banco.

10.Tenha clara sua liquidez

Dinheiro investido não é grana disponível. Se a liquidez do seu investimento é, por exemplo, de dez dias, significa que esse é o tempo que vai demorar para que a grana volte para a sua conta.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias