RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

3 cuidados essenciais ao lavar o cabelo no verão

Especialista fala sobre a frequência da lavagem ideal, truques para prevenir grandes estragos e otras cositas más

Por Redação
16/12/2017 • 06h00
Compartilhar

Aprenda de uma vez por todas: o processo de lavagem do cabelo não pode ser feito de qualquer maneira! Eis algumas questões sobre o assunto esclarecidas pela top dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.

Conselho 1: lavar o cabelo diariamente

Isso porque o suor e fatores externos como água do mar, sol e piscina prejudicam — e muito! — os fios, deixando-os sem vida, mais propensos à quebra e às pontas duplas. E a temperatura da água faz toda a diferença na lavagem: ela interfere tanto na saúde do cabelo quanto na da pele. A água do banho deve ser de morna para fria e o tempo no chuveiro não deve ultrapassar três minutos.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conselho 2: evitar o ressecamento

O mais importante é proteger os fios dos raios UVA e UVB, que estimulam a perda de queratina, oxidam o cabelo e queimam o couro cabeludo. Para isso, não deixe de usar chapéu e protetor solar específico, enxaguar os fios depois de um mergulho na piscina ou no mar e manter a hidratação em dia. Mais: as fãs de secador devem sempre aplicar protetores térmicos e manter o vento do secador a uma boa distância dos fios (15 centímetros pelo menos).

Conselho 3: nunca deixar a água do mar ou da piscina por muito tempo nos fios

É preciso retirar toda e qualquer química encontrada na piscina, além do sal e da areia acumulados depois de um mergulho no mar. Não lavar o cabelo depois de um dia de praia e piscina é um crime contra a saúde capilar. Os cuidados redobram com o cabelo oleoso, que necessita de limpeza mais cuidadosa — sempre com xampus específicos, é claro.

Leia mais: Vinagre no cabelo: prós e contras dessa prática caseira

Dicas extra

Não deixe de colocar em prática truques que fazem toda diferença durante a lavagem:

diluir o xampu com a mesma quantidade de água;
esfregar apenas o couro cabeludo;
usar condicionador somente nas pontas;
desembaraçar os fios ainda no banho;
finalizar com água mineral (de preferência fria, para selar a cutícula).

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias