RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

3 mitos que você sempre ouviu sobre a soja, mas que não têm sentido

O consumo do grão traz muitos benefícios à saúde, então adicione-o ao cardápio sem medo

Por Redação
13/04/2018 • 08h49
Compartilhar

1. Favorece o aparecimento do câncer de mama

Você já deve ter ouvido que a soja aumenta os níveis de estrogênio no organismo – hormônio que, em excesso, está ligado ao aparecimento e agravamento do câncer de mama.

Mas a maioria das pesquisas mostra que a ingestão do alimento, na verdade, previne a reincidência desse tipo de câncer para quem já sofreu com o problema. Outra vantagem: “seu consumo também reduz a taxa de mortalidade entre pessoas com a doença”, diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses benefícios se devem ao fato de que a soja é rica em isoflavonas, substâncias que protegem o DNA. Além disso, o vegetal bloqueia as chamadas nitrosaminas, agentes cancerígenos. “A soja conta, ainda, com aminoácidos essenciais, fósforo e zinco, que têm propriedades antioxidantes”, explica Maria Flávia Sgavioli, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

2. Causa infertilidade

Entre 2008 e 2009 pipocaram alguns estudos dizendo que a alta ingestão de soja estaria relacionada à diminuição de hormônios da fertilidade. Só que a maior parte das evidências científicas mostram o contrário: a semente, na verdade, é capaz de aumentar as chances de concepção.

Isso porque as isoflavonas da soja possuem uma estrutura parecida com a do estrogênio, hormônio essencial para que a gravidez aconteça. “Em casos de deficiência, o alimento funciona como uma espécie de suplementação, favorecendo a fertilidade”, explica Maria Flávia.

Mas calma: antes de sair comendo um montão de soja, converse com seu médico para saber a quantidade ideal do vegetal que você deve consumir. Também é importante checar se, no seu caso, essa é mesmo uma boa opção para aumentar a probabilidade de um bebê vir por aí.

3. Não é recomendada para praticantes de atividades físicas

Nada a ver! Em 100 gramas de soja há quase o dobro de proteína que a mesma quantidade de carne vermelha. E o aporte proteico da semente é de alto valor biológico – ou seja, fornece todos os aminoácidos de que nosso corpo precisa.

“O alimento ainda apresenta um baixo teor de gordura e é rico em fibras”, destaca Renato. Então, se ganhar massa magra (e saúde) é seu objetivo, pode apostar na soja sem problemas.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias