RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

3 motivos (cientificamente comprovados) para consumir gordura

Especialista em emagrecimento Rodrido Polesso explica por que a gordura de qualidade é vantajosa para a perda de peso

Por Redação
20/09/2017 • 08h55
Compartilhar

Comprar requeijão light, encher o armário de barrinha de cereais e deixar de lado a gordura do filé são atitudes muito comuns em quem deseja perder peso. O problema é que são erradas! “Muitos estudos já comprovam que, para emagrecer, deve-se cortar o consumo de carboidratos refinados e processados, e manter o de gorduras provenientes de alimentos verdadeiros, ou seja, não-industrializados”, explica Rodrigo Polesso, especialista em emagrecimento e criador do programa online Código Emagrecer de Vezcertificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia, nos EUA.

“Quando você prioriza um estilo de vida alimentar baseado no consumo correto e estratégico de alimentos de verdade, você consegue atingir um peso ideal e mantê-lo por toda a vida”, ensina.

Aqui, três motivos para você incluir a gordura no cardápio:

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Ela é o melhor macronutriente
Polesso explica que existem três macronutrientes nos alimentos: gorduras, proteínas e carboidratos. “A gordura tem o menor impacto na glicemia e na produção da insulina”, destaca. É a produção desregulada de insulina que cria no corpo a condição de acumular tecido adiposo, como explica o especialista. “Consumir gordura também induz à saciedade e à sensação de estômago cheio”, afirma. Mas não pode ser qualquer gordura e, sim, a que encontramos nos alimentos verdadeiros. “Imagine que você vive em tempos antigos, quando o ser humano começou a produzir comida em fazendas; pense nisso toda vez em que olhar para um alimento: ele seria possível nessa realidade? Se sim, ele é mais saudável”, completa.

2. Gordura não causa doenças vasculares

“A ideia de que o consumo de gordura leva a problemas cardíacos vem de algumas pesquisas desatualizadas de 30 anos atrás”, diz o especialista. Ela afirma que, em 2014, uma revisão de 76 estudos com mais de 600 mil participantes de 18 países chegou à conclusão de que nem as gorduras poli-insaturadas nem as saturadas possuem relação com doenças cardiovasculares.

3. A gordura ajuda a reprogramar o corpo
Polesso ensina que o consumo de alimentos ricos em gordura saudável, como carnes, sementes e oleaginosas, e até mesmo frutas ricas em gordura, como o abacate, podem ajudar o corpo a se reprogramar para não acumular volume onde não queremos. “Depois de reduzir a ingestão de carboidratos a um nível muito baixo, o corpo começa a desbloquear a eliminação da gordura em vez de queimar somente açúcar, e com isso ele passa a liberar as travas hormonais que dificultam o emagrecimento, e que ocorrem justamente quando se consome bastante carboidrato de má qualidade, como a farinha processada em pães e o açúcar.

Segundo o especialista, após o período em que o corpo passa por mudanças, já se torna possível voltar a consumir esses alimentos esporadicamente. “Ninguém precisa parar completamente de comer nada”, explica. “Mas quando você conhece o impacto hormonal de cada item no seu prato, começa a equilibrar a alimentação da melhor forma e passa a emagrecer”. Polesso destaca, por exemplo, que os carboidratos naturais, fibrosos e não-refinados podem ser consumidos sem exagero. “Os índices de obesidade no Japão são muito baixos, por exemplo, mesmo que eles consumam muito arroz”, exemplifica.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias